O estranho título do novo CD e show do compositor Vitor Ramil em parceria com o percussionista Marcos Suzano, "Satolep Sambatown", tem sua razão de ser: "Satolep" é Pelotas, cidade natal de Ramil, escrito ao contrário; e "Sambatown" é o título do primeiro álbum-solo de Suzano, lançado em 1996. O repertório do disco embala o show que a dupla apresenta nesta sexta-feira (5), às 21 horas, no Sesc da Esquina, com músicas dos dois artistas.
A parceria para o novo CD começou no ano passado, quando os músicos dividiram holofotes em uma temporada no Rio de Janeiro. O casamento entre as composições intimistas de Ramil, irmão da dupla Kleiton & Kledir, e a percussão inspirada de Suzano resultou em um trabalho bem afinado, no qual o cuidado com os timbres é evidente.
A densidade de "Satolep Sambatown" aparece já na faixa que abre o álbum, "Livro Aberto". Repleto de uma angústia que, em alguns momentos, lembra Chico Buarque, o CD prossegue com o violão preciso de Ramil e as batidas marcadas da percussão. Na faixa do CD, "A Zero por Hora", Ramil divide os vocais com o uruguaio Jorge Drexler, que esteve mês passado no Brasil divulgando seu álbum 12 "Segundos de Oscuridad", cuja canção-título também é cantada por Ramil, com novos arranjos, em "Satolep Sambatown". Drexler ficou conhecido do grande público pelo Oscar que recebeu pela sua contribuição à trilha de Diários de Motocicleta, de Walter Salles.
No show que apresentam nesta sexta-feira, os artistas contam com a presença de Kátia B, que no álbum faz um dueto com Ramil em "Que Horas São", um dos pontos altos de "Satolep Sambatown". A cantora e compositora carioca lançou este ano o CD "Espacial"; assinou uma faixa da trilha sonora do filme "Não por Acaso", de Philipe Barcinski; e participa do TIM Festival 2007, no palco temático batizado de Novas Divas, no Rio de Janeiro.
Confira a programação completa de shows no Guias e Roteiros
Serviço: "Satolep Sambatown", show com os músicos Vitor Ramil e Marcos Suzano. Sexta-feira (5) às 21 horas. Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969) Tel.: 3304-2222. R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (comerciários e meia-entrada).