Um instrumento raro, utilizado com frequência entre os anos 1725 e 1770, poderá ser ouvido pela primeira vez hoje em Curitiba. O mineiro Zoltan Paulinyi apresentará seu recital de viola pomposa no Teatro da Caixa às 20h30. O evento integra a Série Solo Música.
Paulinyi é o único brasileiro a fazer concertos com o instrumento do século 18, cuja característica principal é a de possuir cinco e não quatro cordas como a viola erudita normal. O mineiro apresentará um repertório de cronologia ampla. A primeira parte será de obras contemporâneas brasileiras gravadas em seu disco Imagens (2008) e a segunda metade do concerto será dedicada a Bach (1685-1750). No programa, a "Suíte VI", para violoncelo solo, mas que teria sido escrita para viola pomposa segundo o músico brasileiro.
Para ter acesso à raridade, Paulinyi fez uma encomenda ao luthier construtor artesanal de instrumentos Carlos del Pichia.
O violista mineiro estudou composição com Harry Crow, é solista da Orquestra de Brasília e também integra os duos Magyar e Spes.
Serviço
Zoltan Paulinyi Viola pomposa:
Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Hoje, às 20h30. R$ 10 e R$ 5.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião