Caberá ao trombonista Raul de Souza executar as notas finais da 33.ª Oficina de Música de Curitiba. Amanhã, às 21 horas no Teatro Guaíra, o músico fará o show de encerramento da fase MPB, a segunda parte do evento iniciado no dia 8. O concerto terá a participação do cantor Ed Motta e será uma celebração dos 80 anos de vida e 60 de carreira do trombonista.
"A estrutura do show será parecida com a que fizemos no ano passado em várias capitais brasileiras e na França e na Alemanha. O repertório inclui alguns temas que o Raul compôs, outros que ele consagrou em gravações e a participação de um convidado", explica o baixista Glauco Sölter.
O curitibano faz parte da cozinha "caseira" que acompanha Raul de Souza em suas turnês internacionais nos últimos anos, ao lado do guitarrista Mário Conde e do baterista Mauro Martins. Completam a banda o pianista Fábio Torres, integrante do elogiado Trio Corrente. "Este show no nosso grande palco é uma celebração à música da cidade que tanto deve ao Raul", aponta Sölter.
Nascido no Rio de Janeiro, Raul de Souza morou em Curitiba entre 1958 a 1963, enquanto servia à Força Aérea Brasileira, no Bacacheri. Na época, foi personagem central da evolução da música instrumental local nas boates e cabarés da cidade. O trombonista tem filhos, netos e bisnetos em Curitiba.
Para Glauco Sölter, o público vai poder ouvir de "timbre suave e inconfundível de um dos poucos super-heróis da música brasileira". "Raul de Souza veio da escola das gafieiras das periferias cariocas e levou esta linguagem para o jazz internacional. É um caso raro de músico que influenciou seus ídolos e todas as gerações que vieram depois dele", afirma o baixista.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião