Trocando seus Blackberries por esfregões de limpeza e suas mansões por barracos, um grupo de jovens está deixando os indianos vidrados na TV, refletindo a luta do país contra a enorme desigualdade social.

CARREGANDO :)

Sunnny Sara, 28, dono de uma casa noturna em Mumbai, foi um dos destaques de um novo e popular reality show de TV chamado "The Big Switch" ("a grande troca"), em que participantes ricos passaram um mês morando numa favela para ajudar a comunidade local.

"Não havia água corrente, ar condicionado, nenhuma das amenidades aos quais eu estava acostumado. Eu senti falta do meu Blackeberry e das minhas motos", disse Sara. "Foi uma experiência que mudou minha vida."

Publicidade

Mais de um terço dos 1 bilhão de indianos sobrevivem com menos de um dólar por dia, segundo um relatório de 2007 da ONU, enquanto o número de milionários (em dólar) subiu quase 23 por cento no mesmo ano, o ritmo mais acelerado do mundo.

O programa estreou no final do mês passado, quase um ano depois de o premiado filme "Quem Quer Ser um Milionário", de Danny Boyle, mostrar ao mundo como é ser miserável em Mumbai, onde mais de metade dos 18 milhões de habitantes mora em favelas ou nas ruas.

"A maior parte da audiência televisiva na Índia é de classe média", disse Zarina Mehta, da UTV Bindass, que transmite "The Big Switch."

"Quando você traz as pessoas dos estratos mais ricos e as coloca com os mais pobres entre os pobres, isso dá um ótimo programa de TV. Nosso programa trata também de esperança e do fato de que você pode trabalhar para sair da pobreza", afirmou Mehta.

No programa, dez participantes ricos formam dupla com dez favelados, para desempenharem tarefas como engraxar sapatos em estações ferroviárias ou vender coisas nos semáforos.

Publicidade

Cada tarefa completa vale pontos. Cabe ao participante rico cumprir as tarefas e afinal conquistar o prêmio de 1 milhão de rúpias (21,6 mil dólares), que deverá servir para que seu parceiro favelado realize um sonho.

O programa, que vai até a última semana de janeiro, foi gravado em uma favela da periferia de Mumbai, habitada por pescadores. Os participantes, que também incluem um ator e uma ex-miss Índia, tiveram de viver com seus parceiros em um barraco de um só cômodo.