• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

Dando seqüência à programação de 2007 do Domingo no Câmpus, série de música erudita promovida pelo UnicenP – Centro Universitário Positivo, o violonista curitibano Fabrício Mattos apresenta neste domingo (18) um recital de obras para violão de compositores contemporâneos. A apresentação traz obras de compositores como Joaquín Rodrigo, Federico Mompou, Mario Castelnouvo-Tedesco, Heitor Villa-Lobos, Alexander Tansman, Eduardo López-Chavarri e Julián Arcas, cuja obra, se não é originária da Espanha, é marcada pela produção musical do país. "A música espanhola do século 20 experimentou uma grande relação com a música criada no restante da Europa, seguindo suas tendências e estilos, mas conservando aquele gosto espanhol característico", afirma o músico Koiti Watanabe, coordenador desta edição do Domingo no Câmpus.

O único compositor homenageado neste concerto que não viveu no século 20 é Julián Arcas. Nascido em 1832 em Almería, na Espanha, Arcas foi uma das personalidades mais importantes da história do violão, devido tanto a sua atuação na área didática quanto como concertista e compositor.

O violonista

O curitibano Fabrício Mattos iniciou seus estudos em violão aos seis anos de idade e em 2003 venceu o Prêmio Armando Prazeres para Jovens Solistas da Petrobrás. Foi intérprete do "Concerto para Violão e Pequena Orquestra", de Villa-Lobos, ao lado da Orquestra Petrobrás Pró-Música, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá. Premiado ainda em diversos outros concursos de várias cidades brasileiras, já se apresentou em festivais e concursos internacionais como o Fórum Internacional de Viena de 2005, um dos mais importantes eventos da música erudita mundial. Em 2007, lança seu primeiro disco, que reúne obras originais de compositores espanhóis do século 20.

Confira outros shows no Guias e Roteiros

Serviço: Recital de Violão com Fabrício Mattos - Domingo no Câmpus. Domingo (18) às 11 horas. Teatro UnicenP (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido) Tel.: 3317-3283. R$ 10,00. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]