A Rede Globo ganhou em Nova York seu primeiro Emmy Internacional na categoria de notícia, prêmio conquistado pelo Jornal Nacional na cobertura de uma das maiores operações contra tráfico de drogas no Brasil, ocorrido em novembro de 2010 no Rio de Janeiro.
A cobertura que narrou a batalha de quatro dias da Polícia para controlar o Complexo do Alemão, um conjunto de favelas transformado no maior centro de distribuição de drogas do Rio, que em inglês ganhou o nome de "War on Drugs" levou o Emmy na categoria de notícia.
O anúncio consta nesta terça-feira no site da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos.
Para a cobertura dos fatos, ao todo 20 jornalistas da emissora transmitiram ao vivo as operações dentro do Jornal Nacional, no dia 25 de novembro de 2010, esforço que valeu à "TV Globo" seu primeiro Emmy Internacional pelo seu conteúdo jornalístico após várias indicações nos últimos anos.
Outro canal que conquistou o primeiro Emmy Internacional foi o japonês "NHK", vencedor na categoria cobertura de atualidade pela reportagem "Back from the Brink: Inside the Chilean Mine Disaster", a reportagem sobre o resgate dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos a 700 metros de profundidade na mina San José.
"Embora a "TV Globo" e a "NHK" sejam grandes e respeitados veículos de imprensa, é a primeira vez que ganham Emmy Internacional pela sua cobertura informativa. Estamos orgulhosos por suas conquistas e parabenizamos as emissoras e os jornalistas envolvidos nessas fascinantes coberturas", garantiu o presidente da Academia, Bruce Paisner, em comunicado.
O Brasil também concorria a outro Emmy Internacional com a rede Discovery América Latina, pelo especial sobre a morte do jovem brasileiro Jean Charles Meneses, que foi morto a tiros pela Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard) ao ser confundido com um terrorista suicida após os atentados terroristas contra a cidade em 2005.
Entre os indicados programas de canais da Alemanha, Islândia, Filipinas e Reino Unido.
A Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos EUA vai anunciar em outubro os candidatos ao Emmy Internacional em categorias não informativas.
Os premiados nas categorias de melhor novela, série dramática, minissérie e filme para televisão, entre outras classificações, serão revelados na cerimônia do 39º Emmy Internacional que será realizada em 21 de novembro em Nova York.