• Carregando...
Marcelo Camelo: banquinho e violão em Porto Alegre | Divulgação
Marcelo Camelo: banquinho e violão em Porto Alegre| Foto: Divulgação

DVD

Mormaço

Marcelo Camelo. Universal Music. Preço médio: R$ 33,90.

CD

Ao Vivo no Theatro São Pedro

Marcelo Camelo. Universal Music. Preço médio: R$ 24,90.

O nome do projeto é Mormaço, mas poderia se chamar Marcelo Camelo, banquinho e violão. Em seu segundo registro ao vivo (em CD e DVD), o ex-Los Hermanos revisita novamente sua curta carreira solo, desta vez, em formato enxuto e clima intimista, em show no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Só Marcelo, um banquinho e um violão (e uma rabeca ocasional).

A escolha pela capital gaúcha foi casual. O DVD seria gravado pela Zeppelin Filmes, sediada em Porto Alegre, e o projeto pedia um espaço pequeno e com boa acústica. Tocar em um dos palcos mais nobres da cidade, acabou sendo uma decisão natural – e acertada, uma vez que o ambiente intimista do São Pedro deixa Marcelo à vontade para conduzir seu público mais pela emoção do que pela razão. Talvez, por isso, a escolha de um repertório que quase não precisou ser mexido: foi sentar e tocar.

"Muitas das músicas foram escritas nesse formato, portanto, foi mais o trabalho de estar pronto pra fazer deste formato um mergulho interior. O exercício foi aprender a me emocionar tocando violão ao vivo pra uma plateia", explica Camelo em entrevista por e-mail.

Para reforçar a intenção intimista de Mormaço, a câmera evita planos abertos e opta por closes demorados, às vezes em Marcelo, às vezes buscando detalhes no palco. Ou, ainda, alternando-se no "duelo" entre o violão de Camelo e a rabeca do músico suíço Thomas Rohrer, que aparece esporadicamente para acrescentar uma melancolia condizente com a proposta em faixas como "Tudo Que Você Quiser" e "Menina Bordada".

"Nas filmagens, tentamos fugir dos planos feios, reveladores. Como trabalhamos com câmeras digitais, a busca foi a de manter o caráter inebriante de uma experiência presencial. O risco que queria evitar era a tradução feia que a compressão de cores de um sensor digital pode fazer da realidade", pontua Camelo.

Além das faixas dos dois primeiros discos de Camelo, Sou (2008) e Toque Dela (2011), Mormaço traz as inéditas "Luzes da Cidade" e "Porta de Cinema" – esta última, de autoria do avô do músico, Luis Souza – e o curta-metragem Dama da Noite.

Parte integrante da experiência sensorial oferecida pelo músico, o filme traz uma colagem de imagens captadas em 8 e 16 milímetros durante a última turnê com sua banda de apoio, Hurtmold, cenas de arquivos, bastidores e lugares por onde Marcelo passou nos últimos dois anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]