Na semana passada, quem andava pelo centro da cidade, mais especificamente nas imediações da Praça Osório, se deparou com um porco assado em um poste, como se tivesse sido "espetado" com a haste de metal para ir ao fogo. As reações mais diversas de quem passava por ali foram captadas em vídeo e fotografias. Intitulado Deixa Eu Falar!, o registro inusitado do artista japonês Tatzu Rors, feito especificamente para a 6.ª Vento Sul Bienal de Curitiba, está em cartaz na Galeria da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap)/Osmar Chromiec, próxima das Ruínas do São Francisco.
A gravação do vídeo mostra uma dupla retirando a placa de trânsito da rua e usando-a para assar um porco. Depois de pronto, devolvem o sinalizador junto com a iguaria. "O vídeo é bem interessante, porque não mostra somente o fragmento da rua, mas todo o processo da dupla, criando e apresentando assim diversos cenários", explica a cocuradora Paz Guevara. A obra do japonês foi descoberta pelo curador-geral da 6.ª Vento Sul, Alfons Hug, em uma Bienal de Arte na Guatemala.
Paz destaca que a intervenção do artista suscita dois pontos: ele tanto aborda o tema da Bienal, "Além da Crise", quanto possibilita uma percepção surrealista do espaço."Rors fala um pouco sobre o que é normalidade no mundo atual. Se parece muito chocante o que ele faz, também traz uma reflexão sobre o quanto a realidade pode ser inventada". No entanto, não é possível fazer uma só leitura ou chegar a uma conclusão específica. "A arte tem a intenção de ser desconcertante e a imagem proposta pelo artista incentiva questões que ficam sem respostas".
Biografia
Tatzu Rors é nome artístico de Tatzu Nishi, japonês que atualmente trabalha e reside em Berlim, na Alemanha. Desde a década de 1990, o artista realiza intervenções grandiosas no espaço público. Com isso, transforma e altera a percepção habitual dos espaços e as percepções visuais. A exposição fica em cartaz até o final da Vento Sul, no dia 20 de novembro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião