Para algumas pessoas a comida é trivial, serve apenas para manter o corpo em funcionamento. Mas, quem gosta de cozinhar, sabe que a culinária é uma arte que pode revelar características culturais da região onde é produzida, além de inspirar outras manifestações artísticas, como as artes plásticas e literatura, afinal, comer faz parte do cotidiano das pessoas e é um importante traço cultural das sociedades. A relação entre literatura e gastronomia é o tema do curso História da Gastronomia, que o escritor e professor de língua e literatura italiana da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fabiano Dalla Bona, vai ministrar no Solar do Rosário, a partir desta quinta-feira (15). Temas como os banquetes Shakespearianos, a culinária baiana na obra de Jorge Amado, e em especial a culinária italiana retratada por autores como Dante Alighieri e o contemporâneo Andrea Camilleri, entre outros, são pontos que serão abordados durante os encontros que vão ocorrer até o mês de junho.
Dalla Bona é autor do livro "Literatura e Gastronomia Um Casamento Perfeito", lançado em outubro de 2005 pela editora ItáliaNova, reunindo trechos de obras literárias de quatro autores italianos da região da Sicília: Andrea Camilleri, Dacia Maraini, Giuseppe Tomasi Di Lampedusa, Carlo Levi, e apresenta a receita dos pratos citados. É impossível ler o livro e não por a mão na massa, para experimentar algumas das delícias. São receitas variadas, começando com ante-pastos, passando para o primeiro prato, segundo prato e doces. O livro é um "sub-produto", como afirma o autor, de sua tese de Mestrado, defendida na Universidade de São Paulo. "O meu trabalho de mestrado foi uma discussão teórica sobre o papel da literatura ao retratar a gastronomia, e como em geral os autores do sul da Itália relacionam mais a gastronomia, acabei selecionando esses autores e por conseqüência os pratos sicilianos. O livro de receitas saiu porque eu já tinha este material em mãos", comentou Dalla Bona. Com a boa aceitação do primeiro livro, o autor já tem material para uma segunda publicação, desta vez relacionando autores napolitanos e receitas da região de Nápoles. A obra está quase pronta mas ainda não tem data de lançamento nem editora definida.O curso do Solar do Rosário nasceu de experiências do autor dentro da UFPR, em debates sobre literatura e gastronomia, mas nunca como cozinha experimental. "A proposta é mais teórica, o participante tem contato com um universo literário permeado de informações sobre cozinha. Ás vezes a fome é a trama de um romance, estabelecendo uma discussão, que, para alguns leitores pode ser apenas um acessório, mas para outros pode interessar. A comida não serve apenas para encher a barriga mas tem também seu valor simbólico, cultural", disse.
O curso de História da Gastronomia, será realizado até 28 de junho, com encontros às quintas-feiras. Informações através do telefone: (41) 3225-6232.
Serviço: História da Gastronomia com Fabiano Dalla Bona. Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4, Centro Histórico) Tel.: 3225-6232. Encontros às quintas-feiras das 19h30 às 21h30, até 28 de junho. Investimento: 4 x R$ 130,00.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião