Muita gente teve a impressão de que 2012 foi um ano mais duro que o normal para o mundo artístico, com perdas pesadas, como a dos humoristas Chico Anysio e Millôr Fernandes e do arquiteto Oscar Niemeyer. O câncer vitimou ícones brasileiros e estrangeiros, como a apresentadora Hebe Camargo, a roteirista norte-americana Nora Ephron, o bee-gee Robin Gibb e a cantora de blues Etta James. Por outro lado, os fãs comemoram a alta hospitalar do escritor Luis Fernando Verissimo, após passar quase um mês internado com gripe A seguida por uma grave infecção.
Veja fotos dos artistas mortos em 2012
Veja algumas das mortes noticiadas ao longo do ano:
20 de janeiro
Etta James
Nas décadas de 1950 e 1960, no auge da carreira, a cantora norte-americana imortalizou sucessos como "At Last" (1961). Aos 73 anos, de leucemia.
8 de fevereiro
Wando
O cantor romântico ficou conhecido por receber calcinhas das fãs durante os shows. Autor de sucessos como "Fogo e Paixão". Aos 66 anos, de parada cardiorrespiratória.
11 de fevereiro
Whitney Houston
Autora de hits românticos, a cantor enfrentava o vício em drogas. Aos 48 anos, por afogamento após ingerir medicamentos e álcool.
23 de março
Chico Anysio
O gênio na criação de personagens cômicos foi inspiração para gerações de humoristas. Aos 80 anos, por infecção pulmonar.
27 de março
Millôr Fernandes
O humorista, escritor, desenhista, dramaturgo e tradutor foi colabor de importantes revistas nacionais, como "O Cruzeiro" e "Veja", e ajudou a fundar "O Pasquim" na década de 1960. Aos 88 anos, de falência múltipla dos órgãos.
4 de maio
Adam Yauch
Conhecido como MCA, rapper e compositor dos Beastie Boys, também fez filmes e envolveu-se na luta pela libertação do Tibete. Aos 47 anos, de câncer.
8 de junho
Ivan Lessa
O jornalista ajudou a criar o satírico Pasquim e trabalhava como correspondente em Londres desde 1978. Aos 77 anos, de enfisema pulmonar.
26 de junho
Nora Ephron
Roteirista, criou papéis femininos fortes, como Sally, de "Harry e Sally Feitos um para o Outro" (1989) e as protagonistas de "Julie e Julia" (2009). Aos 71 anos, vítima de leucemia.
31 de julho
Gore Vidal
O escritor norte-americano, autor, entre outros, de "A Cidade e o Pilar", era também engajado politicamente e foi um dos primeiros a retratar a homossexualidade em seus escritos. Aos 86 anos, de complicações decorrentes de pneumonia.
6 de agosto
Celso Blues Boy
Um dos primeiros músicos a cantar blues em português. Aos 56 anos, em decorrência de um câncer na garganta.
19 de agosto
Tony Scott
O diretor de cinema inglês ficou conhecido por longas como "Top Gun Ases Indomáveis" (1986) e "Incontrolável" (2010). Aos 68 anos, após pular de uma ponte.
26 de setembro
Affonso Ávila
Poeta e pesquisador, fez estudos aprofundados sobre o barroco brasileiro. Aos 84 anos, de parada cardíaca.
29 de setembro
Hebe Camargo
A apresentadora trabalhou até o fim da vida. Havia rompido contrato com a RedeTV! e planejava o retorno ao SBT. Aos 83 anos, de câncer.
30 de setembro
Autran Dourado
O escritor e jornalista venceu prêmios importantes como Camões e Machado de Assis, de literatura. Aos 86 anos, de hemorragia estomacal.
1° de outubro
Eric Hobsbawm
O historiador escreveu os manuais do marxismo contemporâneo "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" e "A Era dos Extremos". Aos 95 anos, de pneumonia.
27 de outubro
Regina Dourado
A atriz fez inúmeros papéis em novelas e é lembrada pelo bordão "Stop, Salgadinho", da novela "Explode Coração". Aos 59 anos, em decorrência de um câncer de mama.
11 de novembro
Marcos Paulo
O diretor e ator teve uma importante carreira na televisão e dirigiu "Assalto ao Banco Central", com estreia em 2011. Aos 61 anos, de embolia pulmonar.
2 de dezembro
Décio Pignatari
O poeta foi um dos principais nomes do concretismo brasileiro. Aos 85 anos, de insuficiência respiratória.
5 de dezembro
Oscar Niemeyer
O arquiteto viveu quase 105 anos, nos quais povoou o Brasil e o mundo de obras-primas surpreendentes. Aos 104 anos, de insuficiência respiratória.
11 de dezembro
Ravi Shankar
Pai da cantora Norah Jones, inspirou os Beatles e popularizou a música indiana no Ocidente na década de 1960. Aos 92 anos, em decorrência de uma cirurgia.
Veja outras mortes de famosos ocorridas em 2012:
Jon Lord, tecladista do Deep Purple, dia 16 de julho, aos 71 anos.
Magro Waghabi, músico do MPB-4, dia 8 de agosto, em decorrência de um câncer de próstata.
Donna Summer, cantora pop americana, dia 17 de maio, aos 63 anos, vítima de câncer.
Austin Peralta, músico americano, dia 21 de novembro, aos 22 anos, de causa não informada.
Robin Gibb, um dos fundadores da banda Bee Gees, dia 20 de maio, aos 62 anos, vítima de câncer.
Ray Bradbury, escritor norte-americano de contos, dia 6 de junho, aos 91 anos, de causa não divulgada.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula