Análise
Vídeo tem algumas reflexões notáveis
A proposta de Matt Schichter ao rodar Lennon or McCartney era que as respostas viessem em apenas uma palavra, mas muitos entrevistados se viram obrigados a desenvolver e é aí em que a outra faceta do vídeo vem à tona. Em meio à dinâmica veloz, em que o que vale é observar as reações dos entrevistados, surgem algumas reflexões notáveis sobre a força política, confessional e cultural das canções de Lennon versus a maestria melódica e o arrojo estético de McCartney, por exemplo. No fim das contas, o placar parece equilibrado. Mas poucos se mostram convictos: daqui a dez anos é provável que a maior parte das respostas da pesquisa empreendida por Schichter não se mantenha. E talvez seja essa a graça da brincadeira.
500
O filme Lennon or McCartney : A Beatles Documentary reúne mais de 500 depoimentos (em cerca de 35 minutos) de celebridades respondendo à pergunta "John Lennon ou Paul McCartney?". Ele está disponível no YouTube, somente em inglês.
Nenhuma banda atingiu tamanha unanimidade na história da música popular quanto os Beatles.
O grupo britânico foi o fato cultural mais emblemático da cultura pop dos anos 1960 e se sedimentou como referência praticamente incontestável para todas as épocas ao lançar bases para muito do que é feito até hoje.
Paradoxalmente, o imaginário em torno do grupo também traz uma das perguntas mais controversas entre os fãs dos Beatles e de música popular em geral: "John Lennon ou Paul McCartney?"
A pergunta, que você provavelmente já dirigiu a alguém ou teve de responder, foi feita pelo cineasta norte-americano Matt Schichter ao longo de dez anos em entrevistas que conduziu com astros da música e do entretenimento para a sua produtora, a Scared Goose Productions, de Los Angeles.
Há alguns dias, Schichter fez uma compilação das respostas e as reuniu em uma espécie de documentário que publicou no YouTube com o nome Lennon or McCartney : A Beatles Documentary (apenas em inglês).
Ele selecionou impressionantes 550 respostas de artistas de segmentos variados de medalhões do rock como Pete Townshend (The Who) e Ozzy Osbourne (Black Sabbath) a ídolos teen como Justin Bieber, além de atores como Sylvester Stallone e Robert De Niro e a fantoche Miss Piggy (Muppets).
O resultado, embora tenha resultado em um vídeo um tanto cansativo (são mais de 500 depoimentos em cerca de 35 minutos), é interessante.
As reações à pergunta variam entre o riso cúmplice de quem já brincou de respondê-la até negações determinadas a eleger apenas um seja com um simples "não", ou com respostas como "George Harrison" em protesto.
Veja o vídeodocumentário
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia