O cineasta taiuanês Ang Lee venceu o Oscar de melhor direção neste ano pelo polêmico drama O Segredo de Brokeback Mountain. Quando subiu ao palco do Kodak Theater (Los Angeles), no entanto, o realizador chinês não o fazia pela primeira vez. Em 2001, já havia ganho a estatueta de melhor filme estrangeiro pelo épico de artes marciais O Tigre e o Dragão e, antes disso, tinha sido indicado outras duas vezes na mesma categoria, por Banquete de Casamento e Comer, Beber, Viver. Esses dois dois títulos integram a retrospectiva que se inicia hoje e vai até 14 de dezembro, com sessões diárias às 21h10, no Cine Novo Batel, em Curitiba.
O longa-metragem escolhido para abrir o minifestival Ang Lee (e com reprise dia 11) é o excelente Tempestade de Gelo. Baseado no romance homônimo de Rick Moody, o filme é um retrato ao mesmo tempo crítico e humano da sociedade norte-americana nos efervescentes anos 70. Kevin Kline estrela no papel de um homem bem casado com uma mulher virtuosa (Joan Allen) e dois filhos adolescentes (Chritina Ricci e Tobey Maguire). O personagem, contudo, guarda um segredo: vive um caso extraconjugal com sua fogosa vizinha, vivida por Sigourney Weaver, mãe do namorado (Eliah Wood) da filha.
A ação de "Tempestade de Gelo" se desenrola, basicamente, ao longo de uma noite na vida desses personagens, que encarnam as contradições de uma sociedade que atravessa profundas mudanças de comportamento e talvez não esteja preparada para tantas transformações.
Os outros títulos da filmografia de Lee selecionados para a mostra foram "A Arte de Viver" (1992), que será exibido nos dias 8 e 12 de dezembro; "Comer, Beber, Viver" (1994), com sessões dia 9 e 13; e "Banquete de Casamento", previsto para 10 e 14/12. Esses três títulos são falados em chinês e trazem uma discussão bastante pertinente sobre o impacto da cultura ocidental em Taiwan, país onde tradições milenares convivem com o capitalismo e a economia de mercado. "Banquete de Casamento", vale lembrar, venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Confira a programção completa dos cinemas
Deixe sua opinião