O francês Voltaire (1694-1778) e mais dois autores contemporâneos o argentino Ricardo Piglia e o norte-americano David Foster Wallace (1962-2008) reunidos em um teatro? Essa seria uma situação impossível, mas a terceira edição do encontro literário EntreMundos Mundo da Leitura, Leitura do Mundo, que será realizado hoje no Teatro da Caixa, tornará esse encontro real e viável, promovendo a releitura de três obras desses diferentes autores, em terras distintas.
A proposta é um diferencial, que cativa o público, cada vez mais fiel às discussões. "Os frequentadores do evento são profissionais das mais diversas áreas e idades, atraídos por várias razões, como a maneira de apresentar a leitura, algum autor ou obra específica", diz Flavio Stein, curador do projeto. O propósito é aproveitar essa plateia diversificada para reler as obras Cândido, de Voltaire; Breves Entrevistas com Homens Hediondos, de Wallace; e A Invasão, de Piglia.
Stein afirma que o principal objetivo dessa escolha é reunir um autor francês do século 18 a dois escritores contemporâneos. Além da diferença de épocas, é colocada em pauta a variedade geográfica dos autores. Misturando tudo isso, a leitura vai apresentar os contrastes entre esses olhares e épocas distintas, confrontando as diversas escritas.
Após a encenação dos livros, a ideia é propor uma discussão com os os espectadores, que apontarão as semelhanças entre as três obras e o que mais destoa nos textos. "A preocupação é colocar as publicações dentro de uma proposta de contraste. A semelhança é o ouvinte que vai apontar na discussão", completa o curador.
Logo no começo, os textos serão apresentados por Caetano Galindo, professor da Universidade Federal do Paraná que também mediará o evento seguido pela leitura, realizada pela atrizes Jaqueline Valdívia e Maíra Weber.
O diretor Walter Lima Torres é o responsável pela forma como será conduzido o diálogo entre as obras. Na sua opinião, o desafio é tentar subtrair ao máximo a presença corporal e física dos participantes, lembrando que a leitura da prosa é diferenciada em relação a atuação de textos dramáticos ou poesias.
Outro componente dessa aliança entre dramaturgia e literatura é a música, que vai dar forma às palavras lidas pelas duas atrizes. O responsável pela sonorização do encontro será o músico Gilson Fukushima.
Serviço:
EntreMundos Mundo da Leitura, Leitura do Mundo. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Hoje, às 20 horas. Ingresso: um livro não-didático.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura