A conceituada revista "Première" fez uma votação entre críticos para eleger as cenas mais chocantes da história do cinema. Entre as dez eleitas, estão "Alien", "Psicose" - e não é a cena do chuveiro -, "Bonnie e Clyde", "Cães de aluguel" e "Um cão andaluz".
A lista completa tem 25 longas e não deixou de fora "Sexto sentido", "Tubarão" e "Poderoso chefão". Confira as dez cenas mais chocantes.
1 - "Jogo de lágrimas", de Neil Jordan
O que seria apenas uma história política faz o queixo do espectador cair quando o membro de Exército Republicano Irlandês, Fergus (Stephen Rea), vai para a casa com sua amiga, Dil (Jaye Davidson). Ela coloca um robe, posta-se na frente dele e deixa o roupão cair. A câmera desce e... ela tem um pênis!!! A cena chocou os irlandeses na época por que todos acreditarem ser realmente uma mulher. O filme passa, então, a uma mistura de romance gay e thriller político.
2 - "O inimigo público", de William Wellman
O protagonista, o gângster Tom Powers, sai do hospital onde se tratou de um ferimento por bala. Chegando em casa, escuta a música "I'm forever blowing bubbles" e alguém batendo na porta. De repente, aparece o cadáver de James Cagney enrolado em uma manta. Seus olhos abrem de horror diante do corpo deixado ali pela gangue rival. Ele cai fazedo um estrondo e o fonógrafo continua estalando depois que a música acaba.
3 - "Alien - O oitavo passageiro", de Ridley Scott
A tripulação da nave espacial Nostromo está jantando. Kane (John Hurt) começa a passar mal e se dabte na mesa diante dos colegas. Até que sai um monstrinho pequeno e medonho do tórax dele estourando vísceras e sangue para tudo que é lugar. O bichinho olha a sala inteira, grita e sai correndo pela nave.
4 - "Psicose", de Alfred Hitchcock
Depois de matar sua estrela (Janet Leigh) nos primeiros 50minutos, Hitchcock parece capaz de não surpreender mais o público. No entanto, investigando o desaparecimento de sua irmã, Lila Crane (Vera Miles) tropeça sobre uma mulher idosa em um depósito e ela sente na cadeira olhando a parede. A cadeira vai girando revelando um corpo. Miles abre a boca e grita. O maior compositor do cinema dá sua ajuda na cena macabra.
5 - "Bonnie e Clyde", de Arthur Penn
Faye Dunaway, a Bonnie, e Warren Beatty, o Clyde, curtem um dia de sol ignorando a polícia que está armando uma tocaia para eles. O espectador acha que sabe o que vai acontecer, mas a selvageria do tiroteio final é pior do que se poderia imaginar. Começa uma onda de violência sem precedentes, com tiros na cabeça, pássaros fugindo e um olhar apaixonado entre os amantes. O silêncio terrível ao fim ainda faz a situação mais inquietante.
6 - "Cães de aluguel", de Quentin Tarantino
Depois de tudo dar errado durante um roubo de uma jóia, o psicopata Mr. Blonde (Michael Madsen) não está muito feliz. As notícias não são boas para um jovem oficial da polícia que foi seqüestrado. Sozinhos em um depósito, Mr. Blond liga o rádio onde toca "Stuck in the middle with you" (algo como "Furado ao meio com você"). Embalado pela música, ele corta a orelha do policial com uma navalha e joga gasolina na sua vítima. "Depois que o filme foi lançado, muita gente passou a ter medo de entrar no elevador comigo", disse Madsen.
7 - "Amargo pesadelo",
Poucas vezes a lágrima de um homem é tão dolorida... A cena que mostra um dos personagens sendo estuprado por um caipira no meio de uma floresta é de arrepiar. Com um arma na cebça, ele grita como um porco e a câmera no rosto deixa a cena perturbadora.
8 - "Carrie a estranha", de Brian De Palma
Carrie vai para sua formatura e é chamada ao palco para ser coradoa a rainha do baile. Mas as patricinhas que fingem ser suas amigas armaram tudo e jogam um balde de sangue de porco em cima dela. O baile inteiro ri de Carrie, que usa seus poderes para incendiar todos no baile.
9 - "O exorcista", de William Friedkin
Cabeças girando em cima do pescoço, vômito verde e uma série de obscenidades... Mas a cena de Regan (Linda Blair), de 12 anos, enfiando um crucifixo sangrento em seu corpo e gritando "Deixe Jesus me f..." é chocante ao misturar autoflagelação e abuso infantil.
10 - "Um cão andaluz", de Luis Buñuel
O próprio Buñuel afia uma navalha enquanto uma mulher jovem e encantadora está sentada pacientemente em uma cadeira. Até que ele passa a navalha no globo ocular da mulher. Corta a cena e entra o olho do bezerro. A cena é considerada pela revista uma descrição apaixonada de um assassinato que até hoje inquieta estudiosos sobre o filme.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião