
Próximas edições
O encontro Impressões Panamericanas acontece entre os meses de agosto e outubro, no Teatro Paiol, em Curitiba, e reúne escritores e editores de revistas literárias das três Américas:
Setembro O escritor e editor da revista Coyote, Ademir Assunção, debate com o norte-americano Ram Devinevi, editor de uma das mais importantes revistas literárias dos Estados Unidos, a Rattapalax. O encontro acontece dia 20 de setembro, às 20 horas.
Outubro O poeta Cláudio Daniel e José Kozes, ex-editor da revista Enlace e conselheiro editorial da Et Cetera, se encontram no dia 17 de outubro, também às 20 horas.
Na abertura do ciclo Impressões Panamericanas, que reúne escritores e editores das três Américas, o poeta e editor Ricardo Corona realizou a perfomance poética Jolifanto, que conectava a poesia com outras linguagens e expressões. Na segunda edição do encontro, que acontece hoje, às 20 horas, no Paiol, Corona debate a produção, a difusão e o contexto em que se inserem as revistas de literatura e artes junto com Reynaldo Jiménez, nascido no Peru e editor da revista argentina Tsé-Tsé.
O ciclo de debates, que acontece entre os meses de agosto e outubro, nasceu do diálogo entre revistas literárias brasileiras, como a Et Cetera, e publicações estrangeiras.
Durante quatro encontros, escritores e editores trocam experiências e discutem os rumos da produção e difusão artística e literária no continente.
No primeiro encontro, que aconteceu dia 1.º de agosto, Marcelino Freire, um dos editores da PS:SP e conselheiro da Entretanto, se reuniu com o venezuelano Leo Felipe Campos, editor-fundador da revista Plátano Verde, de grande destaque no cenário literário pela ousadia do projeto gráfico e colaboradores de peso, como César Aira e Enrique Vila-Matas.
Na mesa-redonda que acontece hoje à noite, o poeta Ricardo Corona, editor das revistas Medusa e Oroboro, conversa com o escritor peruano, radicado em Buenos Aires, Reynaldo Jiménez, com mediação de Wilson Bueno.
A revista-livro argentina Tsé-Tsé, editada por Jiménez, nasceu de uma experiência artesanal com folhas soltas, durante a década de 90, mas logo adquiriu novos formatos editorais, sendo distribuída também em CD e na internet. De forte caráter experimental, a revista reúne diferentes linguagens poéticas, como fotografia e desenhos, aliadas a discussões sobre cinema, artes visuais e poesia.
O terceiro encontro do ciclo acontece em setembro, com Ademir Assunção, editor da Coyote, e Ram Devinevi, da Rattapallax.
* * * * *
Serviço: Impressões Panamericanas. Mesa-redonda entre Ricardo Corona e Reynaldo Jimenez, com mediação de Wilson Bueno. Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º). Hoje, às 20 horas. Entrada gratuita.
Deixe sua opinião