Programação

A Mostra de Documentários de Música Cubana acontece em quatro sessões, nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro. Além da exibição dos filmes, a pesquisadora e produtora de cinema Rosa Maria Rovira estará em Curitiba para falar sobre o cinema cubano com o público que for às exibições no Teatro da Caixa, que acontecem sempre às 19h30.

Hoje – Con La Misma Pasión (1980), de Constante Diego; De Mi Alma Recuerdo (2002), de Lourdes de los Santos; e Nosotros la Musica (1964), de Rogelio Paris.

Amanh㠖 Un Documental Dedicado A Felix Chapotín y Miguelito Cuní (1980), de Constante Diego; Con Todo Mi Amor, Rita (2000), de Rebeca Chávez; e Son Para Un Sonero (2007), de Lourdes de los Santos. Dia 30 de outubro – Habana Abierta (2003), de Jorge Perugorría; Yo Soy La Canción Que Canto (1985), de Mayra Vilasís; Omara (1983), de Fernando Pérez; e Llegó el Tresero (2005), de Lourdes de los Santos.

Dia 31 de outubro – Yo Soy Del Son a la Salsa (1996), de Rigoberto López; Buscando a Chano Pozo (1987), de Rebeca Cháves; Las Manos y El Ángel (Tributo a Emiliano Salvador) (2002), de Esteban García Insausti.

CARREGANDO :)

Uma das raízes vivas da cultura cubana – sua música – ganha um espaço privilegiado a partir de hoje, no Teatro da Caixa, com a Mostra de Documentários de Música Cubana. Em quatro sessões, que acontecem nos dias 23 e 24 e 30 e 31 de outubro, sempre às 19h30, a mostra pretende apresentar um panorama geral dos ritmos caribenhos.

"Cubanos e brasileiros somos povos que temos praticamente o mesmo tipo de colonização. Em muitos aspectos, como nos religiosos e musicais, temos em comum a influência africana. Nos filmes que serão apresentados nesta mostra isso vai ficar evidente", explica Rosa Maria Rovira, pesquisadora, produtora de cinema e colaboradora do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), no material de divulgação do evento. Rosa Maria estará na cidade para falar sobre o cinema cubano com os participantes da mostra.

Publicidade

Ao todo, 13 filmes de curta, média e longa metragem serão exibidos no Teatro da Caixa. Os filmes abrangem diversos períodos, ritmos como a salsa e o son, além de homenagens a grandes nomes da música cubana, como Emiliano Salvador, Felix Chapotín, Miguelito Cuní

A mostra abre com o curta-metragem Con La Misma Pasión, de Constante Diego, que apresenta através de entrevisras e materiais de arquivo aspectos da vida e da obra do cantor e compositor cubano Benny Moré. Em seguida, De Mi Alma Recuerdos, de Lourdes de los Santos, uma das mais importantes documentaristas cubanas. Lourdes procura reconstituir o nascimento e desenvolvimento do gênero Nova Trova, com testemunhos de músicos como Silvio Rodríguez, Sergio Vitier e Noel Nicola.

O último filme a ser exibido hoje será Nosotros La Musica, de Rogelio Paris. Filmado em 1964, o filme retrata a música, as canções e os bailes cubanos mais populares. A programação completa está disponível no site www.caixacultural.com.br/html/main.aspx?idPrograma=183.

* * * * *

Serviço: Mostra de Documentários de Música Cubana. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Dias 23, 24, 30 e 31 de outubro. Terças e quartas-feiras, às 19h30. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (41) 2118-5233.

Publicidade