O projeto Circular Brasil, patrocinado pela Petrobrás e coordenado pelo músico Marcelo Guima, traz a Curitiba o Grupo Jacarandá e o instrumentista Armandinho (filho de um dos criadores do trio elétrico, Osmar Macedo), que se apresentam neste sábado (28), no palco do Teatro Paiol.
O quinteto instrumental baiano formado em 2004 por Duarte Velloso, Joberson Macedo, Tércio Guimarães, Ronaldo Borges e Robinson Cunha e o guitarrista, representante da música de trio elétrico, tocam juntos pela primeira vez na capital, encerrando a terceira etapa do projeto, que já apresentou, em ciclos anteriores, nomes como Quinteto Violado, Carlos Malta, Quarteto Maogani, Marcos Suzano, Cláudio Menandro e Paulo Moura.
O Grupo Jacarandá, que neste ano fez o lançamento de seu primeiro CD, inclui no repertório composições próprias, sob os ritmos de baião, choro, samba, frevo e maracatu. Buscando conquistar seu espaço no cenário musical brasileiro, os cinco músicos já tocaram com nomes famosos da música, como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Daniela Mercury.
O grupo de Salvador traz à capital um pouco da cultura baiana. "A intenção é mostar o que a música baiana tem de melhor. Dividir o palco com Armandinho é uma honra. Ele sempre foi referência para o nosso trabalho, desde a época que tocou no grupo A Cor do Som ", diz o guitarrista Duarte Velloso.
Armandinho, que não tem nada a ver com o cantor gaúcho do reggae "Desenho de Deus", é um instrumentista de referência para a nova geração de guitarristas e um dos nomes da renovação do choro. Gravou discos ao lado de Raphael Rabello e foi um dos fundadores da banda A Cor do Som (do sucesso "Menino Deus").
Com a intenção de promover um intercâmbio cultural no cenário musical brasileiro, o Circular Brasil nasceu em 2006 para unir bandas de música popular brasileira instrumental com elementos regionais. Já foram realizadas mais de 50 apresentações em cinco diferentes capitais brasileiras.
* * * * *
Serviço: Grupo Jacarandá e Armandinho. Teatro do Paiol (Largo Guido Viaro, s/n.º), (41) 3213-1340. Sábado (28), às 21 horas. Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (meia).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas