Após sobreviver a inúmeras mudanças de formação e resistir às altas e baixas do som pesado, a banda inglesa Deep Purple continua firme e forte no posto de uma das grandes instituições do rock mundial ainda na ativa. Pela sétima vez em turnê pelo Brasil, a banda volta a Curitiba neste domingo, para uma única apresentação no Curitiba Master Hall, após um hiato de sete anos sem vir à capital paranaense.

CARREGANDO :)

Os veteranos Ian Gillan (vocal), Roger Glover (baixo), Steve Morse (guitarra), Don Airey (teclados) e Ian Paice (bateria) – membros de uma das formações mais clássicas que a banda já teve e que se reuniu novamente em 2002 – apresentam na América Latina a turnê de seu mais recente álbum, Rapture of the Deep, lançado no fim do ano passado.

Eleita em meados dos anos 70 como a banda de rock mais potente do planeta pelo Livro Guinness dos Records, a formação inglesa, apesar dos quase 40 anos de estrada, continua impressionando quando o assunto é performance ao vivo. De acordo com a produtora curitibana responsável pelo show, a estrutura de luz que será montada no Curitiba Master Hall logo mais é a maior que a casa noturna já recebeu até hoje. Isso sem falar no repertório, que além de canções do novo álbum, deve in-cluir clássicos como "Smoke on the Water", "Highway Star", "Perfect Strangers", "Strange Kind of Woman" e "Black Night", entre outras, capazes de arrepiar até a medula de adolescentes a sessentões. Surgido na Inglaterra em 1968, o Deep Purple é considerado um dos precurssores do heavy metal, ao lado de nomes como Black Sabbath e Led Zeppelin. Inicialmente composta pelo guitarrista Ritchie Blackmore, o tecladista Jon Lord, o baterista Ian Paice, o baixista Nick Simper e o vocalista Rod Evans, a banda emplacou, no mesmo ano, o hit "Hush", do álbum de estréia Shades of Deep Purple, nas paradas norte-americanas, porém sem conseguir o mesmo êxito em sua terra-natal. Foi apenas em 1970, após a entrada do vocalista Ian Gillan e do baixista Roger Glover, que o Deep Purple se tornou mundialmente conhecido, graças ao álbum In Rock, que trazia as clássicas "Speed King", "Child in Time" e "Into the Fire", além do single "Black Night". Em 1972, o grupo lança mais uma obra-prima, Machine Head, contendo o megahit "Smoke on the Water". Em 1973, começam as tensões internas e as mudanças de formação – até hoje, são mais de oito. Em julho de 1976, o Deep Purple anunciou sua dissolução, voltando à ativa somente em 1984.

Publicidade

Serviço: Show com a banda inglesa Deep Purple. Curitiba Master Hall (R. Itajubá, 123). Domingo, às 21 horas. Ingressos a R$ 200 e R$ 100 (estudantes, pessoas acima de 60 anos e doadores de um quilo de alimento não-perecível). Mais informações pelo telefone (41) 3248-1001.