Um encontro surpreendente, mas não improvável, marca a programação musical de hoje em Curitiba. Conhecido por misturar o pós-punk dos anos 80 com viola caipira, o grupo Charme Chulo divide o palco do Porão Rock Club com o cantor sertanejo Ewerton Assunção, do quase-hit "Vou Te Excluir do Meu Orkut". Para quem não lembra, a música se tornou uma febre da internet no início do ano e alçou o rapaz à condição de celebridade instantânea (leia mais na página 2). A abertura fica por conta de Billi Juca & Marcos Pato, formação especializada em covers do rock dos anos 50.

CARREGANDO :)

"Não temos idéia de como vai ser o show. Acho que vamos puxar mais para a parte caipira do nosso repertório", diz Igor Marcel, vocalista do Charme Chulo, uma das raras bandas de sua geração que não copia os cariocas do Los Hermanos. Será a segunda vez consecutiva que o grupo se apresenta ao lado de uma figura, digamos, popular da cidade. "Na semana passada, o Oil Man cantou com a gente no Porão. Tocamos músicas do Elvis, foi ótimo!", conta. Ele enfatiza a versatilidade da banda, hoje uma das mais conhecidas fora das cercanias curitibanas. "Não nos encaixamos facilmente em qualquer time, por isso tocamos com grupos de quase todos os estilos".

Surgido há três anos, o Charme Chulo prepara para breve o lançamento de seu primeiro álbum. Enquanto o disco "físico" não chega, o quarteto oferece aperitivos na internet, disponíveis em sua página oficial (www.charmechulo.com.br) e nos sites Trama Virtual (www.tramavirtual.com.br/charme_chulo) e MySpace (www.myspace.com/charmechulo). O cruzamento entre The Smiths, Legião Urbana, Tião Carreiro & Pardinho e Almir Sater continua, mas agora é acrescido de influências de bandas do chamado "novo rock", como The Killers e The Thrills. As letras, um tanto ingênuas, tentam combinar expressões popularescas com uma poética existencialista. "Mazzaropi Incriminado", "Barretos", "Polaca Azeda" e "Não Deixa a Vida Te Levar" são algumas das canções incluídas no CD.

Publicidade

A exemplo de nomes como Raul Seixas e Legião Urbana, o Charme Chulo se insere numa tradição de "rock popular brasileiro", que pode ultrapassar o circuito da classe média e dialogar com o público das AMs. Mas também poderia ser encaixado no segmento do rock rural, praticado na década de 70 por Sá, Rodrix & Guarabyra, Ruy Mauriti e a banda local Blindagem. Com uma diferença: a postura. "O pessoal dos anos 70 era meio hippie. Nós estamos mais para punk", compara Igor, pronto para uma noitada de jecas urbanos.

Serviço: Show com Charme Chulo, Ewerton Assunção e Billi Juca & Marcos Pato. Hoje, a partir das 22h30, no Porão Rock Club (R. Carlos Cavalcanti, 1.188), (41) 3324-0709. Ingressos a R$ 10 e R$ 9 (bônus).