Lançamento
Rock para Pequenos Um Livro Ilustrado para Futuros RoqueirosLaura Macoriello. Ilustrações de Lucas Dutra. Edições Ideal, 36 págs., R$ 39,90.
Ozzy nunca teve medo do escuro. Gostava tanto que, anos depois, na sua banda Black Sabbath ganhou até o apelido de Príncipe das Trevas. O que poucos sonhariam, porém, é que a história de Ozzy Osbourne e seus colegas do gênero serviriam de mote para ensinar boas maneiras para as crianças.
A associação inusitada está no recém-lançado Rock para Pequenos Um Livro Ilustrado para Futuros Roqueiros, de Laura Macoriello que deu um jeito de explicar, por exemplo, que não é preciso ter medo do escuro, como mostra o músico.
A obra faz referência a 13 roqueiros e bandas com ilustrações bem coloridas e textos curtos (basicamente um parágrafo sobre rock e outro sobre bons modos e hábitos saudáveis). Além disso, tem linguagem simples, ideal para crianças pequenas, mas não é infantilizado. "Adoro Patati Patatá e Galinha Pintadinha, mas acho que nós podemos falar sobre outros assuntos", diz a escritora sobre a sua obra de estreia que é também o primeiro infantil da Edições Ideal.
Na obra, os Rolling Stones viraram amigos e vovôs do rock daí a importância de respeitar os mais velhos. E sabe como Janis Joplin mantinha a preciosa voz? Tomando muita, mas muita água.
Laura não tinha pretensão de juntar música e atitude, mas a convivência com a filha serviu de inspiração. "Olívia não queria pentear o cabelo, então precisava de um exemplo bom", disse a escritora que pensou logo em Elvis Presley, o Rei do Rock, que lutava caratê, fazia filmes e estava sempre penteando seu topete, como narra o texto que antecede a importância de manter os cabelos sempre penteados. Cabelos que também estão presentes na página dos Ramones, com longas franjas, junto com a dica para não deixar os fios ficarem sobre os olhos.
GuinadaMas, a associação de Laura com penteados veio de outras histórias. Formada em Letras, a ex-secretária da Varig decidiu fazer o que realmente queria depois de perder o emprego: matriculou-se em um curso de cabeleireiro e foi trabalhar em um salão de beleza. Enquanto isso, em casa, a mãe de Olívia criou um blog no qual conheceu o casal Felipe Gasnier e Maria Maier, os editores que a convidaram para escrever o livro.
Felipe também foi fundamental na escolha do ilustrador. As propostas iniciais eram muito artísticas e a obra pedia algo na linha do desenho, colorido, para criança mesmo. O editor sugeriu Lucas Dutra, que fez um David Bowie exatamente como eles imaginaram. Perfeito. E um a um, o moço estudou os textos do título e pensou em cada detalhe de estilo e figurino.
A parceira do trio (escritora, ilustrador e editora) deu tão certo que Para Pequenos vai virar uma coleção, com o lançamento do segundo volume em agosto. "É sobre cinema, então peguei alguns filmes e personagens. Não necessariamente o personagem principal, mas que tenha algo de atitude", diz Laura. Em fase de revisão, o novo projeto tem 30 textos, dos quais 20 serão escolhidos.
Uma alternativa interessante para que os pais não se chateiem no inevitável momento do "conta de novo" e uma maneira criativa de ensinar cultura geral.
Deixe sua opinião