Nasceu, finalmente, o disco de estréia da banda curitibana-gaúcha Faichecleres, uma representante da geração new mod local, que além da inspiração sonora na música produzida nos anos 60, exibe um visual de terninhos que caracterizaram o movimento sessentista, popularizado pela abreviação do termo modernist.
Indecente, Imoral & sem Vergonha, lançado em CD com algumas cópias promocionais em vinil, pelo selo Antídoto, é o registro dos primeiros anos de carreira da banda e traz hits como "Ela Só Quer Me Ter" e "Metida Demais".
É rock-and-roll básico, com uma energia que usa e abusa de temáticas adolescentes, tratando de sexo e noitadas regadas também a bebidas. O registro se serve ainda de trocadilhos na intenção de temperar uma sonoridade marcada por riffs de guitarras e backing vocals jovem guarda.
Por mais injusta que possa parecer a comparação, é difícil ouvir o disco sem estabelecer uma conexão com o Relespública, que carrega em seu bojo as mesmas referências. A diferença é que, enquanto a Faichecleres segue uma cartilha recheada de sacanagenzinhas, calcadas em trocadilhos de insinuações sexuais, as composições da Relespública são frutos de uma busca lúdica. A Relespública bebeu mais na fonte do rock paulista dos anos 80 e a Faichecleres, da fonte gaúcha.
O problema do álbum é que, lá pelas tantas, tem-se a sensação de uma estagnação pelo apego a clichês tanto temáticos quanto instrumentais. A impressão que se tem é que o disco não consegue ultrapassar a linha que divide os que já são fãs dos que poderiam vir a ser. Por outro lado, é isso mesmo que a Faichecleres quer ser: uma banda de rock-and-roll, com músicas cheias de solos de guitarras gritantes e cozinha com pegada que contagia. E, para isso, Giovani e Tuba Caruso e Marcos Gonzatto, já conhecem o caminho. "Bajulações, Modéstia à Parte", que tem clipe incluso no CD, "Garota de Bar" e o "Novo Terno Velho" são alguns dos bons momentos do disco. GGG.
Serviço:www.faichecleres.com.br