A Casa da Leitura, espaço de literatura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), localizada no Parque Barigüi, promove na próxima quarta-feira (2), uma Roda de Leitura sob o tema: o juízo final de Curitiba. O assunto é encontrado no capítulo "Lamentações de Curitiba" do livro "Em busca de Curitiba Perdida", do escritor Dalton Trevisan.
Em tom profético e retórico, o narrador lamenta o desaparecimento de Curitiba. Em meio às citações bíblicas, é descrita uma cidade cheia de particularidades que vão sendo expostas de acordo com a tragédia da narrativa. Detalhes das pessoas e dos lugares são encaixados, um a um, em cada situação do dia da visitação do Senhor.
O tema será debatido pelo psicólogo, astrólogo e escritor, João Acuio. Ele é autor do livro "Céu em Transe" (2002) e atualmente é editor do blog "Num Dia de Júpiter na Hora de Marte" (www.acuio.blogspot.com), onde procura casar a linguagem astrológica com as artes e cultura urbana.
Este ano, a Roda de Leitura já promoveu discussões sobre as obras de Osman Lins, Osvald de Andrade, Paulo Leminski e Guimarães Rosa. Também estão programadas leituras sobre Dostoievski, Marina Colassanti, Machado de Assis e Shakespeare. A programação até o final do semestre é a seguinte:
17 de maio "Crime e Castigo", de Dostoiéviski. Convidado: Erol Anar30 de maio "Com sua voz de mulher", conto de Marina Colasanti. Convidado: Glória Kirinus14 de junho "O espelho", conto de Machado de Assis. Convidado: Arisangeli Paiva27 de junho "Júlio César", de Shakespeare. Convidado: Beto Lanza
Serviço: Roda de Leitura "Lamentações de Curitiba" de Dalton Trevisan. Quarta-feira (2) das 15h às 16h30. Casa da Leitura (Rua Batista Ganz, 477 Parque Barigüi) Tel.: 3240-1101. Entrada franca.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião