Programe-se
Rodas de Leitura Litercultura - Mediação Flávio Stein. Casa da Leitura Miguel de Cervantes. (R. Dr. Carlos de Carvalho, 1.238, Praça da Espanha). De 17 a 20 de junho, às 15 horas. Mais informações: (41) 3321-2821. entrada gratuita.
O festival Litercultura evento literário que acontecerá em Curitiba em agosto promove de hoje até a próxima quinta-feira, 20, rodas de leitura a respeito da obra do escritor português Gonçalo M. Tavares. O autor é um dos convidados já confirmados no evento e vai ministrar duas oficinas de criação literária entre os dias 16 e 18 de agosto. As leituras sobre a obra de Tavares vão acontecer na Casa Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha, e serão mediadas pelo dramaturgo e músico Flávio Stein.
O público alvo das rodas são agentes de leitura, alunos, professores e os participantes das ONG Gerar e Elo, que terão a oportunidade de travar um contato inicial com a obra de Tavares antes do festival em agosto.
O encontro dará enfoque ao conjunto de narrativas que autor português chamou de "O Bairro". Nestes textos, Tavares sempre começa pela expressão "O Senhor...", e depois adiciona o nome de alguns dos maiores expoentes da literatura, como Valéry, Brecht, Breton e Calvino, para contar uma história que se passa pela rua do bairro.
O mediador explica que escolheu um "caminho simples e muito estimulante" para iniciar o público de Curitiba nessas belas histórias: partirá de minibiografias dos escritores e pensadores que constam da biblioteca do autor português, e realizará leituras e paralelos com os livros de "O Bairro".
"Uma maneira instigante de pensar e aproximar a literatura e a vida diária", explica Stein.
Rota
O Litercultura é um evento que pretende colocar Curitiba na rota dos grandes festivais literários do país. Em abril, a organização do festival trouxe à capital paranaense o escritor o sul-africano J. M. Coetzee, vencedor do prêmio Nobel de Literatura.
A sede do Litercultura será o Palácio Garibaldi, no bairro São Francisco. Segundo a curadoria, a ideia é que o festival se distribua pelas ruas, bares e cafés do setor histórico da cidade, "aproveitando a atmosfera boêmia" da região.
Entre os nomes já confirmados para o evento em agosto está a atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, escalada para uma palestra sobre a palavra como "a matéria-prima da literatura". Já o jornalista e escritor Silio Boccanera falará sobre seu trabalho como entrevistador de alguns dos principais escritores do mundo. Além disso, os organizadores pretendem trazer autores do Uruguai, Argentina, Colômbia e Chile.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião