O Festival de Zurique terminou neste domingo (02) e o vencedor do evento foi o filme "Take shelter", de Jeff Nichols, que ganhou o Olho de Ouro, mas o grande protagonista do evento foi o cineasta Roman Polanski, que foi até a cidade receber um prêmio pelo conjunto de sua obra que ele ganhou em 2009.
Na ocasião, ele não pôde receber a distinção por ter sido preso justamente ao chegar no aeroporto da cidade suíça, acusado de manter relações sexuais com uma menina de 13 anos em 1977.
O diretor franco-polonês recolheu finalmente seu prêmio nesta terça-feira, após vários meses de detenção e de ter cumprido prisão domiciliar em seu chalé em Gstaad, na Suiça, durante dez meses.
A distinção de honra desta edição do Festival de Zurique foi para o ator e diretor americano Sean Penn, e o cineasta mexicano Alejandro González recebeu um prêmio por sua trajetória profissional. Ao todo, foram exibidos 96 filmes, sendo 10 deles estreias mundiais.
O filme que conquistou o Olho de Ouro de melhor filme, Take Shelter, já havia sido laureado no Festival de Deauville e em Cannes, onde conquistou a prêmio da crítica.
A produção, protagonizada por Michael Shannon e Jessica Chastai, narra a trajetória de um homem que vê sua vida alterada quando é acometido por pesadelos com visões apocalípticas.
O Olho de Ouro de melhor documentário foi entregue para a americana Cindy Meelh, com o filme Buck, que conta a história de um treinador de cavalos.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião