Com o objetivo de resgatar a identidade cultural paranaense e, ao mesmo tempo, estimular o mercado de produções cinematográficas no estado, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), divulgou nesta quinta-feira (8) as empresas selecionadas no concurso "Produz Histórias Paraná". As vencedoras são as empresas curitibanas Realiza Vídeo e Graphismo, selecionadas para filmar 24 episódios sobre contos, histórias populares, costumes e personagens do Paraná.
As duas produtoras serão contratadas e os vídeos elaborados por elas apresentados no quadro "Casos e Causos da Nossa Gente", que fará parte de um programa semanal, nas noites de domingo, a ser lançado pela RPC ainda no primeiro semestre deste ano. "Além da produção, você resgata a cultura paranaense e dá espaço à dramatização, envolvendo todos os elementos da produção cinematográfica, como cenografia, roteirização, iluminação", comentou o diretor corporativo de Marketing da RPC, Rogério Mainardes.
Ao todo, 22 produtoras paranaenses de Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba participaram do concurso. Com base no conto "Dinheiro na Cueca", do escritor londrinense Domingos Pellegrini, as concorrentes elaboraram roteiros para a produção de vídeos. Uma comissão da RPC selecionou seis trabalhos que passaram pelo crivo de uma equipe externa formada por diretores das emissoras de televisão IPTV Campinas, RBS, Anhangüera e Bahia, além da atriz Irene Ravache e do artista plástico Elifas Andreato.
Entre os critérios de avaliação estavam a criatividade, a capacitação técnica, a fundamentação do roteiro e a valorização da obra. Foram classificadas três finalistas para produzirem os vídeos com o auxílio financeiro da RPC. A terceira colocada foi a Filmcenter.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião