A luta pela sobrevivência em um pedaço da Europa esquecido pelo tempo e pela história. Com um enredo histórico e fictício, que envolve amor e tragédia, o livro "Jornada" será lançado de forma independente neste sábado (26) em Curitiba.
O seu autor, o escritor paranaense Sérgio Neville Holzmann, conta que a idéia do romance surgiu pelo seu fascínio pelos chamados "alemães do Volga". Essas famílias alemãs trocaram a pobreza dos povoados germânicos pela Rússia durante a segunda metade do século 18, a convite da imperatriz russa Catarina II. O Volga era um lago que dividia a Rússia "civilizada" da parte russa asiática e "bárbara". "Eu sou descendente dessas famílias que tentaram a vida na Rússia, e que depois vieram para o Sul do Brasil no século 19", afirma Holzmann.
De acordo com o autor, este seu primeiro trabalho publicado representa uma realização pessoal, já que a literatura é mais um hobbie para o empresário, que dirigiu empresas no exterior e hoje é dono de uma companhia de softwares. "A motivação para lançar o livro é o lado artístico que nunca deixei morrer dentro de mim. Já toquei na Orquestra Sinfônica do Paraná quando era mais jovem, mas foi necessário ter uma vida mais tranqüila para me dedicar à literatura", garante Holzmann.
O escritor sempre esteve em contato com a literatura e a música, heranças de família, porém a falta de visão cultural dentro do Brasil acabou adiando o velho sonho de ser artista. "Estou bancando todo o projeto do livro. Tentei publicá-lo por várias editoras, mas existe uma visão míope no país. Apenas best-sellers são privilegiados. Em qualquer outro lugar do mundo, teria obtido apoio antes mesmo de finalizar o livro", completa.
A primeira edição de "Jornada" conta com mil exemplares. No lançamento em São Paulo, 200 exemplares já foram vendidos, e a expectativa do autor é duplicar as vendas no lançamento em Curitiba. O evento acontece sábado (26), às 11h na Livraria Dario Velozzo, que fica no Setor Histórico da capital.
Serviço:
Lançamento do livro "Jornada", de Sérgio Neville Holzmann. Sábado (26) a partir das 11h. Livraria Dario Velozzo (Rua São Francisco, 325). Entrada franca.
Deixe sua opinião