Confira as sinopses e a programação de exibição dos filmes:
"A luta solitária" (produção em preto e branco) - O jovem doutor, Kyoji, numa cirurgia durante a guerra, contrai sífilis de um paciente. Após a guerra, ele retorna para sua noiva, Misao, mas ele simplesmente a ignora, sem dar satisfações. Misao desconfia que existe um motivo para esta atitude, porém não consegue fazer com que ele fale. Enfim chega a hora de revelar a verdade.
"Os amantes crucificados"(produção em preto e branco) - O romance se passa em Kyoto, no final do século XVII. Ishun, um senhor abastado e com direito ao uso de espada, é casado com a jovem Osan, frustrada e insatisfeita. Mohei, empregado de Ishun, utiliza indevidamente a assinatura do patrão a pedido de Osan, mas acaba descoberto e é preso. Tem início um amor impossível, onde Osan escolhe o amor com risco de vida e assume as implicações. Através desse jogo de movimentos e forças que se opõem, da complexidade dos sentimentos envolvidos e do sinuoso encadeamento da ação, o cineasta Mizoguchi elabora mais uma obra-prima de extraordinária beleza. O filme é inspirado em uma peça teatral do célebre dramaturgo Monzaemon Chikamatsu (1653-1724).
"A rotina tem seu encanto" - Vivendo com a filha Michiko e o segundo filho Kazuo, o viúvo Shuhei leva uma vida tranqüila. A sua grande alegria é sair com os amigos do ginasial, Kawai e Horie. Ambos sugerem que Shuhei pense num casamento para sua filha. Shuhei começa a pensar no assunto com seriedade após encontrar o seu velho professor, que vive apegado à filha solteira que passou da idade de se casar. Este filme afigura-se como a última meditação do diretor Yosujiro Ozu sobre a inevitável dissolução familiar e a definitiva solidão de todo o indivíduo.
"As irmãs Makioka" - Primavera de 1938. As quatro irmãs Makioka, Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko se reúnem na cidade de Kyoto para apreciar a linda cerejeira e discutir o casamento das duas irmãs ainda solteiras. Um dia, Taeko foge com o filho de um joalheiro, e cria um escândalo, pois o jornal noticiou trocando os nomes de Taeko por Yukiko. Yukiko, apesar de ter uma personalidade delicada e humilde, recusa as propostas de casamento que recebe, porém acaba encontrando o noivo perfeito para a infelicidade de Teinosuke que a ama secretamente. Baseado no famoso romance de Jun' ichiro Tanizaki, o filme retrata com beleza, o estilo de vida de uma família abastada de Osaka.
"Passagem para o Japão" - O filme começa com Yukichi roubando uma pedra sagrada de um templo, onde é testemunhado por seu amigo que lhe diz para respeitar os deuses. Yukichi responde: "Por que respeitar uma pedra?" O filme mostra Yukichi contracenando com todas as contradições inerentes ao sistema feudal, o preconceito e a humilhação. O filme é uma biografia de Yukichi Fukuzawa, líder intelectual na época em que o Japão passava por radicais transformações, conhecido como um dos pioneiros a divulgar o ocidente no Período Meiji (fim do século XIX). Fundador da Universidade de Keio, ainda hoje uma das mais importantes universidades do país.
"Muita adrenalina" - Satoru, um simples funcionário de uma locadora de vídeo, tem um infeliz acidente de carro com um yakuza e é levado ao escritório para um acerto de contas. No entanto, ocorre uma explosão violenta e Satoru consegue escapar milagrosamente. Ferido, é ajudado por Shizuko, que passa por acaso no local do acidente. Na confusão eles roubam o dinheiro do yakuza e são evolvidos numa tremenda confusão. O filme segue um excelente roteiro, com um trabalho firme de câmera e participação de dois dos melhores atores japoneses. É considerada uma das melhores comédias dos últimos anos no Japão.
"Waterboys" - No departamento de natação, os integrantes são incentivados a iniciarem um treino de natação sincronizada, pela nova professora responsável. Porém, por ser uma escola de ensino médio para meninos, acabam chamando a atenção da mídia, iniciando um treinamento rígido para uma grande apresentação. Trata-se de uma comédia marcada pela amizade e perseverança, que mostra o comportamento dos adolescente atuais.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano