• Carregando...

Esculturas, pinturas e réplicas são o destaque na Sala do Artista Popular (SAP) a partir desta terça-feira (14) às 18h, quando será aberta a exposição coletiva "Paraná – Identidade Popular". Os artistas que assinam a mostra são Adailton Barbosa Galdino, Ivan Gonçalves Cordeiro e Valdinei Domingues de Almeida, todos genuinamente paranaenses. Adailton, natural de Guaraqueçaba, apresenta as suas peças feitas a base de materiais simples como papel, papelão, cola branca e tinta. A natureza é a principal inspiração do artista, o que fica evidente nas suas obras, como jacarés, tartarugas, golfinhos entre outros animais.

Já Ivan Gonçalves faz uso de barro e madeira para moldar as suas esculturas, que apresentam uma variedade de motivos e são de pequeno e grande porte. Ivan iniciou sua carreira com 15 anos, e passou a se destacar a partir de 2001, participando de projetos e exposições. O artista já teve obras expostas dentro e fora do Brasil. No ano passado, suas esculturas foram expostas em Paris, na Mostra de Arte Popular do Ano do Brasil na França.

Vindo do interior do estado, mais precisamente de Siqueira Campos, Valdinei Domingues descobriu o seu dom artístico ao trabalhar em uma madeireira durante a sua adolescência. Lá ele descobriu que levava jeito para construir pequenas casinhas, em forma de maquete, utilizando as sobras de materiais. Desde 2002, após confeccionar sua primeira obra - a maquete de sua casa -Valdinei não parou mais de produzir réplicas sempre dotadas de riqueza de detalhes e com proporções perfeitas. Autodidata, as peças do artista são realizadas a partir de sobras de madeiras, como tábuas, palitos de sorvete e brácteas da pinha de Araucária.

A mostra "Paraná – Identidade Popular" permanecerá aberta até o dia 11 de junho. Na terça-feira, a SAP também promove no Auditório Brasílio Itiberê oficinas preparatórias para o Encontro Latino Americano de Culturas Populares, que ocorrerá no mês de agosto, em Brasília (DF). As oficinas estarão abertas ao público com entrada franca.

MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre as exposições "Estanislau Traple" e "Fragmentos de Modernidade" também nesta terça-feira às 19h. Sob curadoria de Domicio Pedroso e Suely Deschermayer, a exposição individual de Estanislau Traple (1893 – 1958) apresenta 210 obras do artista. As mostras poderão ser visitadas pelo público a partir desta quarta-feira (15).

Estanislau Traple é tido como um dos mestres da pintura no Paraná. Ele dedicou a sua carreira ao desenho e a pintura, além de lecionar durante a primeira metade do século passado. Traple era mestre em representar figuras, como retratos e nus, seus gêneros favoritos. Outra característica marcante de sua produção foi a intensa exploração dos símbolos da paisagem paranaense e catarinense, onde viveu parte de sua vida.

O olhar modernista de artistas que desenvolveram suas artes no Paraná durante os anos 20 aos anos 70 é o destaque da mostra "Fragmentos de Modernidade". As 100 obras foram selecionadas por um conselho curatorial composto por Ennio Marques Ferreira, Fernando Bini, Fernando Velloso, Geraldo Leão e Maria José Justino, reconhecidos profissionais na história da arte paranaense. Paralelamente, os profissionais responsáveis pelo setor de Acervo do Museu, organizaram uma mostra de desenhos e gravuras de vários artistas que fazem parte do acervo definitivo da instituição. As obras da mostra, extremamente variada pela composição de autores, tendências e períodos, datam de 1890 a 2005.

Confira o roteiro de exposiçõesServiço:

Exposição "Paraná – Identidade Popular". Terça-feira (14) a partir das 18h. Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho s/n – anexo à Secretaria de Estado da Cultura. Rua Ébano Pereira, 240). De segunda a sexta-feira das 10h às 18h. Entrada franca.

Oficina preparatória para o Encontro Latino Americano de Culturas Populares. Terça-feira (14) das 9h às 17h30. Auditório Brasílio Itiberê (Rua Cruz Machado, 87 – anexo à Secretaria de Estado da Cultura). Entrada franca.

Mostras "Estanislau Traple", "Fragmentos de Modernidade", "Mostra de Desenhos e Gravuras". Abertura para convidados nesta terça-feira (14) às 19h. Abertura para o público na quinta-feira (15). Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999), (41) 3350-4400. De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada: R$ 4,00 (adultos) e R$ 2,00 (estudantes identificados) - Crianças de até 12 anos e maiores de 60 não pagam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]