O Salgueiro venceu nesta quarta-feira o Carnaval 2009 do Rio de Janeiro, quebrando um jejum de 15 anos com um enredo dedicado ao tambor.
Em segundo lugar ficou a Beija-Flor, campeã de 2007 e 2008, à frente da Portela. Vila Isabel (4º), Grande Rio (5º) e Mangueira (6º) são as outras escolas que voltarão para desfilar no sábado das campeãs. O Império Serrano foi rebaixado para o Grupo de Acesso.
"O Salgueiro precisava dessa vitória, a comunidade precisava", disse a jornalistas a presidente da escola Regina Duran logo após o anúncio do resultado na Praça da Apoteose.
O Salgueiro, que desfilou na Sapucaí na segunda noite do Grupo Especial, homenageou os tambores de distintos países e resgatou a temática afro, com batuque, magia e axé, em seu enredo "Tambor". O tambor também foi apresentado como elemento de comunicação entre tribos nativas, e até mesmo com os deuses.
Uma das escolas de samba de maior torcida no Rio, o Salgueiro vivia um jejum de 15 anos. O último dos oito títulos da escola vermelha-e-branca da Tijuca foi conquistado em 1993, com o enredo "Peguei um Ita no Norte". No ano passado, a escola foi vice-campeã.
O cantor, percussionista e compositor baiano Carlinhos Brown foi destaque em um carro que representava o trio elétrico, e a rainha de bateria, Viviane Araújo, esbanjou charme e sensualidade mais uma vez à frente do coração da escola.
No carro abre-alas, o grupo Intrépida Trupe simulava tocar imensos tambores com ousados movimentos de acrobacia, e a bateria do mestre Marcão conseguiu acompanhar com vigor o samba bem marcado da escola.
Um "buraco" no início do desfile, no entanto, não prejudicou a escola na avaliação dos jurados, que descontaram apenas um décimo no quesito evolução.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego