Depois de lançamentos como Vida da Minha Vida (2010), de Zeca Pagodinho, e Nossa Verdade (2011), do grupo Fundo de Quintal, o samba popular está vivendo um momento de qualidade excepcional. Dando ainda mais fôlego à boa fase, na semana passada chegou às lojas o CD Batuques e Romances, o primeiro disco de inéditas de Arlindo Cruz em quatro anos. "É o melhor momento do samba desde os anos 1990. Apesar de toda a pirataria, o samba está indo muito bem, obrigado. Tanto em qualidade quanto em estrutura, em lugares para tocar, diz o músico.
Para Arlindo, a nova geração tem sua parcela de responsabilidade pela boa fase. "A procura dos jovens pelo samba é muito grande. Eles vão às casas de samba, compram discos, camisetas com estampa do Mussum. Eles que estão alimentando esse movimento, diz o sambista. Arlindo Cruz reaparece no auge da popularidade, após participar do programa Esquenta! , apresentado por Regina Casé, e depois de gravar quatro edições do "Samba da Globalização, tema do Casseta e Planeta. "Aparições na TV ajudam, mas a minha música tem uma leitura fácil, que ajuda o povo a entendê-la, constata o compositor. Segundo ele, o trabalho se sustenta sobre dois pilares fundamentais. "A essência do disco é a mesma da minha vida. São os batuques, ou seja, o samba de roda e o partido-alto. É o meu jeito de fazer show, em rodas de samba, próximo ao público. E o meu lado que gosta de falar de amor, diz Arlindo, que ainda realiza, todas as terças-feiras, o Pagode do Arlindo, espécie de roda de samba na boate Nuth, no Rio de Janeiro.
O disco também revela as preocupações sociais do artista. "Minha principal causa é a busca do bem. O amor à natureza, o combate à fome, ao crack e ao abandono de crianças na rua. No disco, o músico exalta a sua religião, o candomblé. "É uma religião que louva e pratica o amor às pedras, às cachoeiras, ao mar de Iemanjá. Nós sabemos onde buscar forças.
Serviço
Batuques e Romances, de Arlindo Cruz. Sony Music. Preço médio: 19,20.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião