No passado, as famílias brasileiras costumavam colocar uma imagem de SantaAna, mãe da Virgem Maria, em seus lares, principalmente no quarto do casal. A avó de Jesus é considerada protetora dos lares e da fecundidade e, ainda hoje, possui inúmeros devotos em todo o Brasil, principalmente no interior, onde a pesquisadora de arte barroca Angela Gutierrez foi buscar 266 imagens da santa. O Museu Oscar Niemeyer exibe 246 destas peças, a partir de sexta, dia 11 de agosto. A exposição abre amanhã, às 19 horas, para convidados.
Gutierrez conta que deu início à coleção muito mais pela sua devoção à SantAna do que por interesse profissional. As imagens, confeccionadas entre os séculos 17 e 19 com materiais como madeira, pedra sabão e terracota, provêm de várias re-giões do país, especialmente de Minas Gerais. "As imagens feitas por santeiros populares são o lado mais saboroso da exposição, mas também há peças eruditas, feitas por artistas requintados", conta a colecionadora, que levou mais de 30 anos para reunir o acervo.
"A coleção pode ser considerada uma releitura da formação cultural brasileira, desde a colonização portuguesa até o Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, no século 18", ressalta o curador da mostra e prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos. O acervo foi exposto poucas vezes: em Belo Horizonte e Nice, no ano passado por ocasião do Ano no Brasil na França; na Pinacoteca de São Paulo, em 2003, e em Salvador, em 2002. Quando não estão em exibição, as santas ficam na fazenda da colecionadora, próxima à Belo Horizonte, onde também funciona a oficina de restauração.
Serviço: SantAna Coleção Angela Gutierrez. Exposição de 246 imagens de SantAna. Museu Oscar Niemeyer (Mal. Hermes, 999), (41) 3350-4400. Abertura amanhã, às 19 horas. De terça a domingo, das 10 às 18 horas. Preços: R$ 4 adultos e R$ 2 estudantes identificados. Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, agendados não pagam. Até 19 de novembro.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar