O Santuário do Rocio, em Paranaguá (litoral do estado), anunciou o novo calendário para receber as romarias vindas das 700 dioceses do estado com uma novidade. A partir de agora, a coordenação pastoral criou datas oficiais para receber os fiéis que vêm do interior do estado e que visitam o local com uma equipe composta de padres e leigos.
Segundo o reitor do Santuário, padre Joaquim Parron, até a recepção dos romeiros será diferente. Eles receberão café da manhã e às 10 horas, nos domingos, acontecerá uma procissão com a imagem da padroeira do Paraná, onde os fiéis carregarão um manto gigante da santa. "Teremos neste ano diferenciais como o manto em forma de tapete gigante e o turismo religioso, que levará os peregrinos a um passeio pelo centro histórico, no comércio local e no porto".
Com esta inovação no calendário, as dioceses parceiras do Santuário agendarão as visitas em diversas caravanas, podendo vir mais de uma por mês. Parron aposta em uma elevação no número de turistas que virão conhecer de perto a padroeira do Paraná. "No ano passado estávamos recebendo cerca de 15 mil visitantes mensalmente (incluindo a festa no mês de novembro) sem o agendamento destas caravanas. A partir de agora, inclusos os passeios turísticos, mais romeiros virão".
A equipe de coordenação na diocese de Paranaguá foi criada pelo bispo dom João Alves, que destaca a mudança como uma poderosa bênção aos romeiros. "Nosso objetivo é de que os redentoristas, os leigos e todos os cristãos se empenhem cada vez mais na propagação do Santuário do Rocio".
Os primeiros grupos de religiosos que irão a Paranaguá são da Arquidiocese de Cascavel e da Diocese de Toledo, em 11 de fevereiro, para abrir a rota das caravanas de 2007.
Calendário de romarias: Conheça o calendário oficial das romarias ao Santuário do Rocio em 2007 programado pela Diocese de Paranaguá.
11 de fevereiro: Arquidiocese de Cascavel, Diocese de Toledo e Diocese de Foz.
11 de março: Dioceses de Umuarama e Campo Mourão.
15 de abril: Diocese de Paranaguá.
20 de maio: Arquidiocese de Curitiba e Diocese de São José dos Pinhais.
10 de junho: Arquidiocese de Maringá e Diocese de Paranavaí.
8 de julho: Diocese de Ponta Grossa e Diocese de Guarapuava.
12 de agosto: Diocese de Cornélio Procópio, Diocese de Apucarana e Arquidiocese de Londrina.
9 de setembro: Dioceses de Palmas e Francisco Beltrão.
14 de outubro: Diocese de União da Vitória e Diocese de Jacarezinho.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião