Desde o último dia 28 de abril, São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), tem um espaço para aulas de dança, música e teatro. A Escola de Linguagens Culturais, que tem seis salas e um auditório para até 150 pessoas, já está atendendo alunos de forma gratuita, seja como ponto de encontro, local de leitura ou para as próprias aulas. No total, são 12 mil metros quadrados e capacidade para dois mil alunos.
A secretária de Cultura do município e autora do projeto da Escola de Linguagens, Elisete Farias, explica que o local foi criado para unificar coisas que já existiam, mas de forma separada e sem sintonia. "Desde quarta-feira, quando inauguramos a escola, cerca de 1.200 pessoas já estão participando das atividades. E agora, com um espaço único, podemos incentivar a interação entre dança e teatro, teatro e coral e etc", explica. Além disso, o local centraliza ações culturais que não são realizadas somente no espaço físico da escola os professores que dão aula de acordeão, por exemplo, vão até a zona rural para dar aula lá. "É uma forma de ajudar a manter viva a cultura do instrumento", diz ela.
As aulas de dança, teatro, teclado, violão, acordeão e coral já estão sendo acontecendo. Um dos corais que ensaia na escola, o Melodia, inclusive foi o responsável pela apresentação inaugural, realizada no dia em que a escola foi aberta oficialmente. Foram realizadas também oficinas de dança, teatro e música para as cerca de 300 pessoas presentes.
Além do coral Melodia, existe também um voltado exclusivamente para participantes da 3.ª idade e outro para os jovens. Tanto estes quando os grupos que ensaiam dança e teatro já estão programando apresentações para a cidade. Segundo a secretária, a motivação principal do projeto da Escola de Linguagens foi o fato de que São José dos Pinhais precisava de um espaço dedicado à construção e à expressão cultural que fosse aberta a toda a comunidade. A escola é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São José dos Pinhais.
Serviço:
Escola de Linguagens Culturais, em São José dos Pinhais (Rua Joaquim Nabuco, 3136). Espaço aberto à comunidade, como aulas gratuitas. Informações: (41) 3381-5910.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião