Sair de viagem não significa abandonar as preocupações com a saúde. Aprender a agir em casos de acidentes, manter uma boa alimentação e hidratação e se adaptar ao programa escolhido são algumas dicas para que as férias não se transformem num pesadelo.
Além de respeitar as exigências do passeio, como roupas e calçados adequados, é importante avaliar o condicionamento físico necessário para certos tipos de programas. Se o turista é sedentário, o ideal é evitar atividades mais pesadas ou se preparar devidamente. "Sempre que o programa envolver trilhas ou esportes de aventura, o ideal é perguntar à operadora sobre o nível físico exigido e, o mais importante, respeitá-lo", explica Winston G. Martins, ortopedista e médico do esporte. Caso contrário, além de não conseguir acompanhar o restante do grupo, a pessoa pode voltar para casa com algum tipo de lesão muscular. "Aquecimento antes e alongamento depois são imprescindíveis em todos os casos", assinala Martins.
Dicas
Respeite seu horário de descanso normal. Durma cedo para tirar o melhor proveito dos seus dias de férias. Procure deitar num ambiente silencioso e repouse de 6 a 8 horas.
Tome um bom café da manhã com frutas, iogurtes, pães e cereais, mas não abuse nas quantidades. Prefira alimentos sem gordura, leves e naturais. Verifique se a comida do lugar é feita com higiene, caso contrário, escolha alimentos industrializados.
Não esqueça de se hidratar com vontade! Ingira no mínimo dois litros de água por dia e, em dias de calor excessivo, dê ainda mais atenção ao consumo de água.
Evite o consumo abusivo de álcool. Isso pode estragar sua viagem e a diversão de quem o acompanha.
O sol pode tanto deixá-lo com um bronzeado bonito, mas pode causar problemas de pele. Não exagere no tempo de exposição e prefira tomar sol antes da 10 horas ou depois das 16 horas, sempre com o protetor solar mais indicado para sua pele.
Esqueça por completo da sua rotina diária, se desligue. Preste atenção ao ambiente natural à sua volta e respeite a todos para ser também respeitado.
Pratique esportes durante o período de férias, ele não deve ser sinônimo de descuido com a saúde do corpo. Faça apenas sua mente descansar.
* Fonte: Maurício Bastos, fisioterapeuta e pós-graduado em Fisiologia do Exercício.
- Religião, agricultura e compras nos limites do Paraná
- Museus, templos e cultura na cidade das Cataratas
- Vida no campo, achados indígenas e muitos arvoredos
- Diversão em família, esportes e tranqüilidade à beira do Lago de Itaipu
- A magia das águas milagrosas e as divisas secas
- A moda que comanda o segundo pólo de confecção do Brasil
- Diversão nas ilhas fluviais do Rio Paraná
- Paraíso aéreo para apreciadores da asa delta
- Conheça as fazendas da região do "ouro verde"
- Religião, agricultura e compras nos limites do Paraná
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião