Agenda
Saiba quais são as próximas atrações da Mostra Brasil Musical:
10/04 Nenê
Gravou e viajou o mundo tocando com Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, além de outros artistas internacionais, quando morou em Paris. Possui 11 discos lançados.
11/04 Daniel Santiago
Tocou com diversos nomes da música e seu segundo álbum solo, Metrópole (2009), apontado pela crítica nacional e internacional como um dos melhores álbuns de jazz do ano.
12/04 Léa Freire
Uma das maiores representantes da flauta no país. Gravou com grandes nomes da MPB e hoje estuda a união do popular ao erudito, com sotaque brasileiro.
De hoje até a próxima sexta-feira, quatro grandes nomes da música instrumental brasileira se apresentam no palco do Teatro HSBC, no centro de Curitiba, na Mostra Brasil Musical (veja a programação completa e as informações da Mostra no Guia Gazeta do Povo).
O evento abre nesta noite, às 20 horas, com show do saxofonista Leo Gandelman. Nos próximos dias, o baterista Nenê, o violonista Daniel Santiago e a flautista Léa Freire completam a seleção de artistas da mostra (leia mais ao lado). Os convidados irão se apresentar ao lado de uma banda formada pela "nata" dos músicos de jazz da cidade: Endrigo Bettega (bateria), Mário Conde (guitarra), Sérgio Albach (clarinete), Vina Lacerda (percussão), Jeff Sabbag (teclado), Paulinho Siqueira (saxofone) e Sérgio Coelho (trombone), com direção artística de Glauco Sölter, que também vai tocar contrabaixo durante as apresentações.
"A mostra tem o objetivo de promover o contato entre a música instrumental de qualidade e público curitibano", diz Sölter. Ele conta que os shows são uma prévia do festival Brasil Musical que acontece no segundo semestre desde 2010. "É um esquenta, com artistas muito conhecidos do público apreciador da música instrumental e da música brasileira", comenta.
Meia hora antes de cada apresentação, os músicos farão um bate-papo com o público em geral, estudantes de música e interessados em música instrumental.
Solista
Leo Gandelman é um instrumentista que atua com desenvoltura nos terrenos da música erudita e do jazz e da música popular brasileira. Já foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e fez participações ao lado de grandes nomes do gênero, como Chico Buarque e Milton Nascimento, além de ter feito performances internacionais nos EUA e no Canadá. O músico irá lançar neste ano o projeto Ventos do Norte, sobre a importância dos saxofonistas nordestinos para a linguagem do instrumento no país.
EventoMostra Brasil Musical Leo Gandelman
Teatro HSBC (Av. Luiz Xavier 11, Rua das Flores), (41) 3777-6525. Hoje, às 20 horas (bate-papo com os músicos às 19h30). R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes, idosos e doadores de sangue). Clientes HSBC possuem 25% de desconto. Classificação indicativa: livre.
Deixe sua opinião