• Carregando...
Chandler (esq.), Joey, Monica , Phoebe, Ross e Rachel: sucesso nos anos 1990 | Divulgação
Chandler (esq.), Joey, Monica , Phoebe, Ross e Rachel: sucesso nos anos 1990| Foto: Divulgação

Serviço

Friends

Reprises no canal pago Warner. Diariamente, às 8h30, 12 horas e 12h30.

Antes de falar qualquer coisa sobre sua trajetória profissional, a roteirista, produtora e diretora americana Marta Kauffman diz que gosta de deixar algo bem claro: nunca, jamais, em tempo algum haverá um filme derivado de Friends. E não, a série também não voltará à tevê – a não ser na forma de reprises que, no Brasil, vão ao ar pela Warner diariamente. Ao lado de David Crane, Marta é a responsável por um dos mais icônicos seriados dos anos 1990. Em 10 temporadas, a atração foi uma espécie de retrato de uma então nova geração que, durante uma determinada fase da vida, tinha os amigos como sua verdadeira família.

"Quando os personagens começaram a ter filhos e a ter as suas próprias famílias, vimos que era a hora de terminar", explica Marta, justificando o fato de ser contra a ideia de um filme derivado da série, encerrada em 2004.

Marta veio ao Brasil em março para um semiário de roteiristas. Ela contou que ainda se impressiona com a repercussão da atração: a série fez dos protagonistas Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, David Schwimmer e Matt LeBlanc estrelas em todo o mundo. Depois dela, Marta, hoje com 56 anos, quis seguir novos caminhos.

"Na época, eu estava passando pela menopausa. Foi uma reinvenção total, como mulher, mãe, autora e produtora, e tive a oportunidade de dirigir documentários. Não preciso fazer o que já fiz. O sucesso de Friends foi um momento que nunca vai se repetir. Então, como posso ter pequenos sucessos?", explica.

Na palestra que deu no Brasil, Marta aproveitou para revelar vários segredos de Friends. Mas ela garante: nunca pensou que a série chegaria tão longe.

"Só queríamos fazer um programa a que nós gostássemos de assistir."

1 – Uma das maiores audiências da série foi justamente o episódio do nascimento do filho de Rachel e Ross, na oitava temporada, quando Marta se inspirou em sua experiência própria ao criar a cena, com 20 horas de trabalho de parto.

2 – Todos os atores fizeram testes para seus papéis, menos David Schwimmer, cujo nome já estava na mente dos produtores desde o início.

3 – Marta pensava que seria fácil achar o ator que faria Chandler. Mas não foi bem assim que aconteceu: o personagem, que acabou sendo defendido por Matthew Perry, foi objeto de muitos e muitos testes.

4 – Marta gostava mais de ficar no set do que com os roteiristas. A lei era: todos devem ter a mesma quantidade de material. Isto é, cada ator e cada personagem deveria ter, na temporada, o mesmo número de tramas e o mesmo destaque.

5 – O famoso "How you doin’?", dito por Joey (Matt LeBlanc), não foi pensado como uma marca do personagem – mas acabou acontecendo. "A primeira vez em que Joey disse isso, a plateia riu muito."

6 – Courteney Cox, à época, havia feito testes para o papel de Rachel – personagem que acabou sendo oferecida a ela. No entanto, a atriz pediu aos produtores para interpretar Monica, e deu a ela, segundo Marta, outro tom, com um jeito mais maternal.

7 – "Quando criamos a série, Monica era uma personagem bem mais durona", conta Marta. "Quando a criamos, tínhamos a atriz Janeane Garofalo em mente", revela Marta. "Assim como o bordão de Joey, o fato de Monica ter mania de limpeza não foi algo forçado. Era só a expressão do que ela de fato era", acrescenta a criadora da atração.

8 – A princípio, Chandler e Monica só passariam uma noite juntos, no episódio do casamento de Ross em Londres. No entanto... O público fez com o que os dois se tornassem um casal.

9 – Enquanto estava no ar em Friends, Matthew Perry teve problemas com o vício em álcool, remédios e drogas. Ele chegou a ser internado em clínicas de reabilitação.

10 – Uma história que aconteceu com Marta inspirou a primeira saída de Monica e Paul. O rapaz diz que está há anos sem fazer sexo, por conta de uma decepção amorosa. Monica cede, e, no restaurante em que trabalha, logo descobre que ele diz isso para todas as mulheres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]