O segundo dia de desfiles do Grupo Especial promete muita emoção com a Grande Rio, que vai falar de superação, e a Mangueira, que vai homenagear o bloco Cacique de Ramos, além das apresentações das favoritas ao título Salgueiro e Unidos da Tijuca.
A primeira escola a se apresentar na noite é a São Clemente. Única representante da Zona Sul no Grupo Especial, a amarela e preta tenta se livrar do estigma de escola ioiô - que sobe e desce no Grupo Especial e traz um enredo que vai mostrar espetáculos musicais de sucesso. O "Fantasma da Ópera" e "Cats" são algumas das obras que estarão no desfile da São Clemente. A escola aposta em muitas alas coreografadas. Uma novidade será o casal de mestre-sala e porta-bandeira, que virão com máscaras. A atriz Bibi Ferreira, que já atuou em muitos musicais, é presença confirmada no desfile da escola. No carnaval de passado, a São Clemente ficou em nono lugar - última entre as julgadas - mas por causa do incêndio na Cidade do Samba, não houve rebaixamento e a escola se manteve entre as grandes.
A União da Ilha do Governador será a segunda escola a pisar na avenida. A tricolor da Ilha volta mordida do carnaval de 2011, quando mesmo não sendo julgada por causa do incêndio apresentou um dos melhores desfiles do ano. Para este carnaval, a Ilha escolheu um enredo que vai mostrar um pouco da cultura de Londres e da Inglaterra. O enredo foi proposto no ano passado pelo prefeito Eduardo Paes, para lembrar as Olimpíadas de Londres, este ano, e as do Rio, em 2016. O desfile vai mostrar semelhanças entre brasileiros e britânicos. São Jorge, por exemplo, padroeiro da Inglaterra e da Ilha estará representado no segundo carro. Outra alegoria que deve chamar atenção é a que vai retratar personalidades inglesas, como os Beatles, o personagem Harry Portter e o cantor Elton John. A agremiação, que não foi julgada em 2011, faturou o Estandarte de Ouro de melhor escola.
O Salgueiro promete levantar a avenida com o enredo "Cordel Branco e Encarnado". No último carnaval, a escola teve problemas nas estruturas de suas alegorias e atrasou o encerramento do seu desfile em 10 minutos. A perda de pontos fez com que o campeonato fosse adiado, e a agremiação terminou na quinta colocação. Para 2012, a vermelha e branca aposta num tema nordestino, vai retratar personagens da literatura de cordel. Lendas e histórias do sertão estarão na avenida. Figuras como cangaceiros, rendeiras, romeiros serão representados em alas e alegorias. Um dos carros mostra o embate entre o bem e o mal - vai trazer uma reprodução do céu e do inferno. A rainha da bateria da escola é Viviane Araújo. Os ritmistas virão vestidos de cangaceiros. Nas rodas de sambistas e especialistas a escola é apontada como a grande favorita para o desfile de 2012. Outra promessa do Salgueiro é trazer várias musas, como a 'plus size' Vânia Flor.
Um dos pilares do carnaval carioca, a Mangueira homenageia um dos mais tradicionais blocos carnavalescos do Rio: o Cacique de Ramos. O desfile vai celebrar os 50 anos do Cacique. Nomes de peso do samba foram revelados no bloco, como o grupo Fundo de Quintal, que estará no desfile. A mangueirense Beth Carvalho, que também é figura presente na história do cacique, terá papel de destaque no desfile. Um dos carros vai lembrar a Tamarineira, árvores símbolo do Cacique de Ramos, que está plantada na sede do bloco. Outra alegoria lembra o bloco 'Bafo da Onça', eterno rival do Cacique. Existe expectativa de muita emoção no desfile da escola, que dizem os críticos não deve primar pela plástica de carros e fantasias. Outra surpresa será a paradinha da bateria de Mestre Aílton. Ano passado foi uma paradona, e nesse carnaval deve ser ainda maior. O casal de mestre-sala e porta-bandeira devem 'entrar' na bateria durante a paradona para se apresentar. Em 2011, a escola ficou em terceiro lugar.
A quinta escola será a Unidos da Tijuca. O carnavalesco Paulo Barros promete surpreender com um enredo um pouco diferente dos que ele apresentou nos últimos anos. Vai homenagear o cantor nordestino Luiz Gonzaga. Para celebrar o centenário do Rei do Baião e do Sertão, Paulo Barros convida diversos reis e rainhas para desembarcarem na Sapucaí e fazerem a coroação, como Michael Jackson, Joãosinho Trinta, D. Pedro... Um dos carros da escola terá efeitos com água, retratando o Rio São Francisco e a Piracema. Outra alegoria traz os componentes em gangorras. Paisagens sertanejas estarão em todo o desfile da Tijuca. Paulo Barros guarda a sete chaves outras surpresas que prepara para o desfile. A comissão de frente é outro mistério, sempre traz algo novo desde 2010, e esse ano não vai ser diferente. Em 2011, a Unidos da Tijuca foi vice-campeã do Grupo Especial.
Para fechar os desfiles deste ano, a Grande Rio aposta na superação como tema do seu desfile. O enredo surgiu após o barracão da escola ter sido completamente destruído no incêndio que atingiu quatro barracões da Cidade do Samba em 2011. A escola de Duque de Caxias foi a mais afetada, mas conseguiu reconstruir o carnaval e ir para a avenida em menos de um mês. No enredo deste ano, a tricolor vai mostrar história e personagens que superaram obstáculos na vida. Estarão no desfile atletas paraolímpicos, como o velejador Lars Grael e a técnica de ginástica Georgette Vidor, entre outros. A escola reúne muitos artistas como a atriz Suzana Vieira e as apresentadoras Luciana Gimenez e Ana Hickmann. A rainha de bateria é Ana Furtado, que estreia no posto.
Governo quer taxar ganhos isentos dos mais ricos e limitar alcance da correção do IR
Haddad faz economia “despencar” com pacote duvidoso; assista ao Sem Rodeios
Pacheco anuncia prioridade para corte de gastos do governo no Senado
Moraes foi impedido no caso Clezão: será afastado no julgamento do suposto golpe?
Deixe sua opinião