Fortaleza A seleção de longas-metragens da mostra competitiva do Cine Ceará começa a ganhar contornos mais socialistas, deixando ainda mais clara a proposta do evento, que homenageia os 20 anos da Escola Internacional de Cinema de Cuba e um de seus fundadores, o cineasta Fernando Birri.
Depois do início, na terça, com o local As Tentações de São Sebastião que fala de misticismo e religião , a programação da mostra principal seguiu na quarta com mais um filme brasileiro, o documentário Agostinho da Silva Um Pensamento Vivo, do baiano João Rodrigues Mattos. O vídeo é uma homenagem ao filósofo português Agostinho da Silva (avô do diretor), morto em 1994, que viveu por muitos anos no Brasil, ajudando a fundar algumas universidades, como as federais da Bahia e de Brasília. Com formatação muito convencional (a trinca narração off, depoimentos e imagens de arquivos), a fita só agrada em seus 20 minutos finais, com as tiradas divertidas e pensamentos contundentes do filósofo, retirados de uma série de entrevistas dadas à televisão portuguesa na década de 80.
A invasão dos EUA ao Iraque é tema do documentário peruano-espanhol Invierno em Bagdad, de Javier Corcuera, destaque da competitiva na quinta-feira. O vídeo reúne depoimentos de habitantes da capital iraquiana, mostrando seu sofrimento e dificuldades de sobrevivência depois da destruição de grande parte da cidade pelas tropas americanas. O discurso anti-americano é claro e forte, representando o sentimento de boa parte da população mundial. Mas o filme é um tanto repetitivo, não apresentando maiores novidades do que já foi visto em programas e especiais telejornalísticos, dos quais empresta seu formato.
À parte o lado mais sério da programação, o que está divertindo o público nas noites do Centro Cultural Sesc, antigo Cine São Luiz, é a briga das apresentadoras do evento a local Maísa Vasconcelos e a atriz Leona Cavalli para ver quem chama mais a atenção. A oportunidade de brilho da cearense tem sido ofuscada pela espalhafatosa Leona, que sabe muito bem dominar uma cena. Enquanto lêem a lista de atrações do dia, as duas trocam pequenas farpas entre si na quinta-feira, o comentário da atriz duvidava da beleza do modelito de Maísa que, ao sair do palco, cumprimentou o público apresentando o vestido.
Para alegrar ainda mais a audiência do festival, estava programada para a praça de eventos, ontem à noite, antes do fechamento desta edição, um show do cantor Reginaldo Rossi com a participação especial do cearense Falcão e de Waldick Soriano. O trio interpretaria o sucesso "Eu Não Sou Cachorro Não" e sua hilária versão em inglês "I'm Not Dog No", além de organizar uma discussão filosófica sobre os cornos.
O repórter viajou a convite do Cine Ceará.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano