• Carregando...

O tecladista Rick Wright, fundador do grupo Pink Floyd (e que compôs um dos seus maiores hits, "The Great Gig in the Sky") morto nesta segunda-feira (15) de câncer, deve ter seu papel como artífice do grupo reavaliado. Foi o que propôs nesta segunda o guitarrista David Gilmour, integrante do grupo que substituiu nos anos 60 o também cantor e guitarrista Syd Barrett (morto de câncer em 2006).

Segundo Gilmour, muito da contribuição de Wright para a banda foi esquecida nas discussões sobre o tema, mas ele o considera fundamental. Wright deu vida aos discos mais clássicos da banda com seu "toque tranqüilo", ponderou o guitarrista. "Assim como ele, nunca me foi fácil traduzir meus sentimentos em palavras, porém eu o adorava", afirmou. "Nunca toquei com ninguém como ele".

Richard William Wright tinha 65 anos (nasceu em 28 de julho de 1943) e fundou o Pink Floyd ao lado do baterista Nick Mason e do baixista Roger Waters em 1965, quando estudava arquitetura na Regent Street Polytechnic, em Londres.

O nome do grupo foi tomado emprestado a dois astros do rhytm’n’blues da época, Pink Anderson e Floyd Council. A banda se tornou uma das mais influentes da história (116 milhões de discos vendidos e 25 anos no topo das paradas).

"The Great Gig in the Sky" é uma canção que influenciou barbaramente pop stars em anos seguintes, como por exemplo o produtor e cantor Moby. A voz feminina gritada ao fundo (a música tem vocal, mas não tem letra), os arranjos orquestrais e um certo tom gospel predominam.

Wright também contribuiu para muitas outras composições do grupo em seus anos iniciais, como "Paintbox", "Remember a Day" e "Summer 68". Sua voz pode ser ouvida em diversos hits, como a composição "Echoes", de 1971, que tem uma duração de 23 minutos. Ele trabalhava mais nas partes musicais, e sua colaboração foi fundamental para a criação de clássicos como "Breathe", "Time", "Meddle", "Dark Side of the Moon" e Wish You Were Here, assim como no último disco de estúdio do grupo, The Division Bell. Tocava, além do teclado elétrico, sintetizador, trombone, guitarra, violino, sax, violoncelo e vibrafone.

No disco "The Dark Side of the Moon", gravado em 1973, e que projetou o estilo psicodélico do grupo em todos os recantos do planeta, Wright colaborou diretamente na composição de 5 das 10 faixas, incluindo "Us and Them" (sobre a qual Roger Waters colocou a letra), e que entrou na trilha do filme Zabriskie Point, de Michelangelo Antonioni.

A morte de Wright é um duro golpe nos fãs mais extremados da banda, que alimentam a esperança de vê-la reunida de novo. A banda se separou em 1985. Em 1987, sem o baixista Roger Waters, eles excursionaram e gravaram, mas em 1994 separaram-se de vez. Em 2005, após 24 anos, o núcleo original da banda (sem Syd Barrett, mas com David Gilmour) voltou a tocar junto em uma única ocasião, no festival beneficente Live 8, no Hyde Park, em Londres.

No livro "Inside out - A Personal History of Pink Floyd", em que conta suas memórias, um dos integrantes da banda, Nick Mason, fala de como o baixista Roger Waters tentou demitir Wright e Gilmour durante as sessões de gravação de "The Wall", dando um "gelo" no tecladista.

Wright estava casado pela terceira vez desde 1996. Foi para a mulher, Millie, que ele dedicou o disco solo, "Broken China". Tiveram um filho, Ben (ele teve ainda dois filhos do primeiro casamento com Juliette Gale).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]