Logo após ser consagrado no Globo de Ouro como melhor comédia/musical, o filme mudo O Artista dominou as indicações do Bafta, o Oscar do cinema britânico, e concorrerá em 12 categorias. A Academia de Cinema da Grã-Bretanha, responsável pelo prêmio, divulgou ontem os nomeados e incluiu Senna, dirigido pelo inglês Asif Kapadia, entre os escolhidos para concorrer ao troféu de melhor filme britânico. O longa-metragem sobre o piloto brasileiro de Fórmula 1 também concorre na categoria dedicada aos documentários.
No primeiro caso, Senna vai competir com Sete Dias com Marilyn, de Simon Curtis; Shame, de Steve McQueen; O Espião Que Sabia Demais, de Tomas Alfredson; e Precisamos Falar sobre o Kevin, de Lynne Ramsay. Em relação aos documentários, também foram apontados George Harrison: Living in the Material World, de Martin Scorsese; e Project Nim, de James Marsh. Entre os prêmios técnicos, a produção sobre a trajetória de Ayrton Senna concorre também à melhor edição. A cerimônia de premiação ocorre no dia 12 de fevereiro, em Londres.
Principais categorias
Entre os candidatos a melhor filme figuram, além de O Artista, de Michel Hazanavicius, Os Descendentes, de Alexander Payne (vencedor do Globo de Ouro de melhor drama); Drive, de Nicolas Winding Refn; Histórias Cruzadas, de Tate Taylor; e O Espião Que Sabia Demais.
Meryl Streep, que venceu o Globo de Ouro por sua atuação A Dama de Ferro, concorrerá a melhor atriz no Bafta contra Bérénice Bejo (O Artista), Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn), Tilda Swinton (Precisamos Falar sobre o Kevin) e Viola Davis (Histórias Cruzadas).
George Clooney, laureado no Globo de Ouro como melhor ator em drama por Os Descendentes, irá competir desta vez com Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo), Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais), Jean Dujardin (O Artista) e Michael Fassbender (Shame).
Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret), Hazanavicius (O Artsta), Winding Refn (Drive), Alfredson (O Espião Que Sabia Demais) e Lynne Ramsay (Precisamos Falar sobre o Kevin) concorrem a melhor diretor
Ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira entraram na disputa A Pele Que Habito, do espanhol Pedro Almodóvar; A Separação, do iraniano Asghar Farhadi; Incêndios, do canadense Denis Villeneuve; Pina, do alemão Wim Wenders; e Potiche Esposa Troféu", do francês François Ozon.
Na categoria melhor animação estão As Adventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, de Steven Spielberg, Operação Presente, de Sarah Smith, e Rango, de Gore Verbinski.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia