Há duas semanas, o Centro Cultural Solar do Barão, em Curitiba, recebeu o artista visual, escritor e professor universitário carioca Marcelo Frazão. O convidado esteve na cidade para ministrar workshops e palestras sobre a gravura, sua área de especialidade. Também inaugurou a exposição Série Erótica e Outras Gravuras, que ficará aberta até o 3 de setembro, com entrada franca, no Museu da Gravura de Curitiba.

CARREGANDO :)

Com cerca de 70 trabalhos, a mostra realiza um apanhado das diferentes pequisas que o artista vem desenvolvendo com variadas técnicas de gravação. "Na verdade, a mostra acabou sendo uma retrospectiva do meu trabalho ao longo das décadas, percorrendo a gravura em metal e a litografia", conta Frazão, que foi curador durante quatro anos da Galeria Sesc Copacabana Rio.

Para Guilmar Silvia, coordenadora de artes visuais da Fundação Cultural de Curitiba (que administra o Museu da Gravura), o convidado conta com uma obra marcada pela liberdade. "Ele trabalha a gravura com muito rigor técnico e a imagem com muita liberdade. São peças pouco convencionais e livres, a não ser os poucos retratos de sua fase mais recente", comenta a coordenadora. Ela destaca o processo em que o artista aplica uma fotocópia na pedra litográfica, para depois fazer interferências nessa imagem. "É um artifício que abre muitas possibilidades de criação", argumenta.

Publicidade

Nascido em 1964 e formado em gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Frazão possui pós-graduação em Conservação pela EBA – UFRJ. Recebeu diversos prêmios, como a Medalha de Prata no 1.º Salão de Arte Negra, em 1988, promovido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e a medalha de ouro na 1.ª Expo Artes Abanerj, promoção do Banco do Estado do Rio de Janeiro. Também participou da 13.ª Xylon, mostra interncaional itinerante que expôs seus trabalhos na França, Itália, Alemanha e mais cinco países. A curadoria de Série Erótica e Outras Gravuras é de Carlos Pombinho.

Serviço: Mostra Série Erótica e Outras Gravuras de Marcelo Frazão. Museu da Gravura da Cidade de Curitiba – Centro Cultural Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533). De terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas; sábados e domingos, das 12 às 18 horas. Até 3 de setembro. Entrada franca. Informações (41) 3321-3373 e www.fccdigital.com.br