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Um serviço de download digital de música que permite que consumidores adquiram canções instantaneamente ao ouví-las em seus rádios digitais começará a operar no Reino Unido no primeiro semestre de 2007, anunciou a UBC Media nesta segunda-feira (27).

A produtora de programação de rádio informou que fechou acordo com empresas de rádio, gravadoras e operadoras de telefonia móvel para lançar o serviço em Londres no começo de 2007, e no restante do país até maio do mesmo ano.

Em entrevista, Simon Cole, presidente-executivo da UBC, disse que os consumidores poderão baixar música digitalmente para aparelhos como rádios e celulares, que chegarão ao mercado antes do final deste ano. Além disso, qualquer canção adquirida por download também faria parte da discoteca de música armazenada na Web de cada usuário.

Ele acrescentou que pesquisas demonstraram que o serviço é mais popular junto aos ouvintes que usam rádios em casa e junto a pessoas que no passado não se entenderam bem com downloads de música porque consideravam o processo complicado demais.

Os novos celulares e rádios acompanharão o uso dos serviços de download. Cole afirmou que a UBC negociava com um fabricante que planeja desenvolver um rádio digital para uso doméstico com a capacidade de operar esse serviço.

Em comunicado, a empresa anunciou que os ouvintes pagariam antecipadamente pela música que pretendem baixar, por meio de planos de crédito semelhantes aos que usam para seus celulares. Cada canção custaria por volta de 1,25 libra.

"Quem quer que acredite que a publicidade bancará sozinha o futuro do setor do rádio está vivendo uma ilusão", comentou.

"A audiência de rádio atual é a maior que já foi registrada. Mais pessoas entre 15 e 24 anos ouvem rádios comerciais no momento do que em qualquer ponto do passado, mas as receitas das rádios não bastarão para sustentar esse desenvolvimento."

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