Os funcionários do Ministério da Cultura (MinC), que atuam no Paraná, realizam uma assembléia na tarde desta quarta-feira (23), na sede do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao MinC. A greve nacional dos servidores da cultura teve início no dia 15 de maio e tem caráter nacional. No Paraná teve início no sábado (19), com o fechamento da Casa Lacerda, museu histórico localizado na Lapa, e a suspensão dos atendimentos realizados na sede do Iphan, em Curitiba.
A pesquisadora do Instituto, Sônia de Oliveira, diz que a comissão nacional da greve está tentando abrir as negociações em Brasília, para aprovação do Plano Especial de Cargos (PEC), aprovado pelo MinC, mas que está engavetado no Ministério do Planejamento, principal reivindicação da categoria. Funcionários do MinC estariam tentando conseguir o apoio de deputados na Câmara Federal. Conforme a pesquisadora, também nesta tarde está prevista uma reunião no Ministério do Planejamento, em Brasília, com representantes de todos os servidores federais. "Esperamos que nosso plano entre nesta negociação como prioridade", comentou Oliveira.
Desde o início da greve, apenas umn funcionário tem feito plantão na sede do Iphan, localizada no bairro Juvevê, na capital paranaense. A tendência é que o movimento continue, pois ainda não houve nenhum avanço.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião