Nesta segunda-feira (23), o mundo comemora o centenário do primeiro vôo do 14-bis, promovido pelo brasileiro Santos Dumont, em Paris, no Campo de Bagatelle. O primeiro vôo mecânico, devidamente homologado, de um aparelho mais pesado do que o ar, alcançando 60 metros, trouxe novos horizontes para encurtar as longas distâncias. Passados 100 anos, duas manifestações em Curitiba, celebram nesta noite, a invenção de Santos Dumont.
O Cine Luz promove uma exibição comemorativa, com entrada franca, do documentário "O que eu vi, o que nós veremos", às 20 horas. O filme de Eduardo Escorel retrata a vida e os feitos do pai da aviação.
Sr. Alberto
No Sesc da Esquina será aberta a exposição "Sr. Alberto". A mostra aborda as invenções e as influências de Santos Dumont na moda e no design e relembra o contexto histórico e político em que se inseriu o primeiro aeronauta da história. Entre as atrações do projeto está uma réplica, em tamanho original, do 14-bis. Construída com materiais similares aos usados pelo aviador em 1906. Outro destaque é a exposição "Desabar", que reúne o trabalho de 15 artistas da cidade, cada um com uma intervenção no característico chapéu de Santos Dumont. Também está prevista uma oficina de Aviões de Papel destinada a crianças de 6 a 12 anos, proporcionado a discussão de alguns aspectos da dinâmica dos vôos como, por exemplo, as diferenças entre os aviões acrobatas e os de vôo com longa duração. Tudo isso de forma lúdica e descontraída.
Veja a programação do Sesc da Esquina:
"Desabar": 15 artistas plásticos realizam intervenções em cópias do chapéu que marca a imagem de Santos Dumont.
"Sr. Alberto": painéis didáticos retratam brevemente a história do domínio do vento pelo homem e, em especial resgatam aspectos do contexto histórico da invenção do avião e da vida do primeiro aeronauta da história.
Oficina de Aviões de Papel: destinada a crianças de 6 a 12 anos, mostrará as diversas facetas dessa brincadeira, além de discutir alguns aspectos da dinâmica dos vôos.
"Painel Pictórico": construção de um painel coletivo pelas crianças através de um jogo inspirado na história de Alberto Santos Dumont e no seu livro "O que eu vi e o que nós veremos".
"Lembrar Alberto": Exposição de objetos, roupas, fotos e documentários sobre Alberto Santos Dumont.
Serviço:
"O que eu vi, o que nós veremos", documentário de Eduardo Escorel sobre Santos Dumont. Sessão comemorativa nesta segunda (23) às 20 horas. Cine Luz (Rua XV de Novembro, 822) Tel.: (041) 3321-3261. Entrada franca.
Exposição "Sr. Alberto". De 23 de outubro a 30 de novembro, das 8h às 21 horas. SESC da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco 969) Tel.: (041) 3322-6500. Entrada franca.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião