• Carregando...

Uma sessão mediúnica polêmica será exibida pela televisão na segunda-feira, afirmando ter feito contato com o espírito de John Lennon. Mas os espectadores terão que pagar U$ 9,95 para saber o que o Beatle amante da paz tem a dizer.

O especial de TV será exibido pelo canal pago "In demand" e foi organizado pelos produtores de uma tentativa fracassada de entrar em contato com o espírito da princesa Diana, feita em 2003. O programa em questão não conseguiu contatar Diana, mas arrecadou um valor estimado em quase U$ 8 milhões.

O esforço para comunicar-se com o espírito de Lennon foi fortemente criticado por amigos e fãs do falecido Beatle, que o descreveram como uma tentativa de muito mau gosto de lucrar com seu assassinato, 25 anos atrás. Mas os produtores do especial disseram que esperam atrair o público que assiste a seriados de TV como "Ghost whisperer" e "Medium", exibidos no horário nobre.

O programa traz o que é descrito como Fenômeno de Voz Eletrônica (conhecido pela sigla EVP, por suas iniciais em inglês), que um sensitivo convidado afirma ser a voz desencarnada de John Lennon falando na sessão mediúnica realizada em um dos restaurantes favoritos do Beatle em Nova York, o La Fortuna.

O EVP se baseia na crença de que vozes de espíritos se comunicam através de sinais de rádio e televisão.

No especial de TV, a filmagem no La Fortuna pára de repente, e um narrador diz que algo estranho aconteceu. Em seguida, os presentes dizem que uma voz misteriosa pode ser ouvida no microfone de um dos médiuns presentes.

Os produtores então convocam a "especialista em EVP" Sandra Belanger para estudar a voz, e ela afirma que trata-se de um fenômeno real.

Com relação ao nível e à clareza da voz, ela diz que são "muito consistentes com um EVP de primeira categoria". Além disso, afirma, a voz soa como John Lennon teria falado.

A Reuters foi autorizada a assistir a uma sessão prévia do programa, "The spirit of John Lennon", sob a condição de não revelar o que a "voz" disse durante a sessão gravada.

O produtor Paul Sharratt, que dirige a Starcast Productions e se descreve como cético, disse que ouvir a voz o fez acreditar em fenômenos dessa natureza.

"The spirit of John Lennon" foi produzido sem o conhecimento ou consentimento dos herdeiros de John Lennon ou de sua viúva, Yoko Ono, que se negou a comentar o assunto. O amigo de anos e porta-voz de Ono, Elliot Mintz, descreveu o programa como "de mau gosto, exploratório e totalmente distante" do modo de vida do ícone.

"Uma sessão mediúnica por pay-per-view não teria sido seu estilo", disse Mintz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]