Agenda
Confira a programação da Semana de Shakespeare para Crianças no Guritiba:
Dias 25, às 19h45 e 28, às 16 horas - O Príncipe da Dinamarca
Dia 26, às 19h45 - Othelito
Dia 27, às 16 horas - O Bobo do Rei
Apresentações no ParkCultural, no ParkShoppingBarigüi (R. Professor Viriato Parigot de Souza, 600 Ecoville), (41) 3317-6600. Ingressos a R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada).
De hoje a domingo, a criançada vai poder conferir três peças diferentes que concluem a temporada 2013 do Guritiba, mostra integrante do Festival de Teatro. O Bobo do Rei, O Príncipe da Dinamarca e Othelito compõem a Semana Shakespeare, que traz, pela primeira vez a Curitiba, releituras dos contos clássicos do dramaturgo britânico feitas para o público infantojuvenil. Os três espetáculos serão encenados no ParkCultural, no ParkShoppingBarigui (veja o serviço completo das peças no Guia Gazeta do Povo).
"A ideia dos três espetáculos é fazer com que a criança tenha contato com as obras clássicas de Shakespeare desde cedo", conta o autor e diretor Angelo Brandini. Para facilitar o entendimento, ele optou por utilizar a linguagem dos palhaços para narrar as histórias. "Acredito que os mais jovens olhem para o mundo da mesma forma que o palhaço. Por meio de alterações no vocabulário e de um uso intenso de imagens, buscamos fazer com que todos compreendam o que está acontecendo no palco inclusive os pais que vão acompanhar os filhos", explica.
Brandini ressalta que apesar de serem espetáculos infantojuvenis, eles são feitos para toda a família. "Muitos pais comentam, ao final das apresentações, que finalmente conseguiram entender partes das histórias que não haviam ficado claras anteriormente. Isso é muito legal e faz todo mundo se divertir, o que ajuda a recuperar o que era o teatro na época do Shakespeare, com um público bastante diversificado", defende.
Para o autor e diretor, montagens que utilizam elementos clássicos são importantes para o futuro das artes cênicas. "Estamos fazendo um trabalho importantíssimo de formação de público. Quando as crianças gostam das apresentações, elas voltam no futuro e passam a ver o teatro de outra forma", ressalta. Em relação a novos projetos, o diretor adianta que um quarto espetáculo está a caminho. "Já estou trabalhando na adaptação de Macbeth. A intenção é estrear no começo do ano que vem."
Deixe sua opinião