O show revolucionário de Jimi Hendrix no Monterey Pop Festival de 1967, que deixou os fãs de rock norte-americanos estarrecidos após o músico incendiar sua guitarra no palco, será lançado em DVD pela primeira vez em 16 de outubro.

CARREGANDO :)

"The Jimi Hendrix Experience Live At Monterey" (Universal Music) inclui versões originais, como seu primeiro single, "Hey Joe", e "Purple Haze", além de covers de "Killing Floor", de Howlin' Wolf, e "Like A Rolling Stone", de Bob Dylan.

Um CD e LP da trilha sonora do show, que também serão lançados no mesmo dia, incluem a canção "Can You See Me".

Publicidade

A equipe do diretor D.A. Pennebaker desligou as câmeras durante a canção, e não existe um único quadro de imagem dela no arquivo do diretor, segundo John McDermott, o especialista em Hendrix que cuida do catálogo do guitarrista.

O DVD também inclui um novo documentário, "American Landing", contendo entrevistas inéditas com Hendrix. Além disso, traz fotos raras e extensas anotações.

Jimi Hendrix era o grande novo astro do cenário rock londrino, mas era em grande medida desconhecido entre seus conterrâneos quando ele e seus colegas na banda Experience, Noel Redding e Mitch Mitchell, fizeram sua performance de estréia nos EUA no festival de Monterey, perto de San Francisco, em 18 de junho de 1967.

A performance começou com Hendrix sendo apresentado por Brian Jones, um dos fundadores dos Rolling Stones, que descreveu seu amigo como "artista brilhante, o guitarrista mais excitante que já ouvi".

O show terminou 40 minutos depois com um cover de "Wild Thing", durante o qual Hendrix tocou a guitarra nas costas, pôs fogo nela, a estraçalhou e atirou os pedaços à multidão. Sua conquista da América foi arrasadora e total.

Publicidade