O primeiro show de Chico Buarque em Curitiba desde 2006 acontece hoje, às 21 horas, no Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/n.º). A apresentação inicia a série de shows que ocorre até domingo, com ingressos esgotados há quase um mês. O cantor chega a Curitiba depois de se apresentar em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre e Novo Hamburgo (RS), e antes de seguir com a turnê de seu novo disco, Chico, que passa ainda por Rio de Janeiro e São Paulo onde as séries de shows são maiores e ainda têm ingressos disponíveis.
A turnê marca o retorno do cantor e compositor aos palcos. Chico não se apresentava em shows desde 2007, quando promovia o penúltimo disco, Carioca (2006) que, aliás, fica de fora do repertório do show. Além das dez canções do mais recente trabalho, o cantor apresenta outras 18 músicas de vários momentos da carreira de "Desalento" (com Vinicius de Moraes, de 1970), "Ana de Amsterdam" (com Ruy Guerra, de 1972/1973) e "Baioque" (de 1972) a "Injuriado" (do disco As Cidades, de 1998).
Dentre outras que o cantor voltou a apresentar estão "Geni e o Zepelim" e uma releitura de "Cálice". Esta última, uma parceria com Gilberto Gil, havia sido retirada de seus shows por ser considerada "datada" por Chico, como ele mesmo explicou em uma entrevista para a revista Rolling Stone, publicada em outubro. O cantor surpreendeu na estreia da turnê, na capital mineira, no início de novembro, cantando a música com os versos do rapper paulistano Criolo: "Pai, afasta de mim a biqueira, pai /Afasta de mim as biáte, pai / Afasta de mim a coqueine, pai / Pois na quebrada escorre sangue".
A venda de ingressos em Curitiba dá outro sinal da sintonia do cantor com a nova geração: cerca de 60% das cadeiras do Guaíra foram compradas por estudantes.
No show, que tem mais de uma hora e meia de duração, o cantor é acompanhado pela mesma banda com que se apresentou nas últimas turnês: o violonista Luiz Claudio Ramos, o pianista João Rebouças, a tecladista e vocalista Bia Paes Leme, o percussionista Chico Batera, o flautista Marcelo Bernardes e o baterista Wilson das Neves com quem Chico faz um dueto em "Tereza da Praia", de Tom e Billy Blanco.
Deixe sua opinião