O crítico de arte e curador Fernando Cocchiarale ministra hoje, às 19 horas, uma palestra na SIM Galeria (Al. Presidente Taunay, 130A Batel) sobre arte contemporânea. Além de ser o curador da mostra inaugural do espaço (onde estão expostos trabalhos de artistas como Gilvan Nones, Eliane Prolik, Leda Catunda, entre outros), Cocchiarale já foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), coordenador de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e coordenador do programa Rumos Itaú Cultural.
O tema do debate, "Quem tem medo da arte contemporânea?", vai mostrar quais são as diferenças fundamentais entre esse tipo de arte em relação à vertente moderna. Segundo o crítico, atualmente as artes vivem um "transbordamento", ou seja, os artistas não utilizam apenas meios convencionais (como a pintura, por exemplo) para se expressar. "Hoje, qualquer lugar pode ser utilizado para arte, como o espaço urbano e o próprio corpo do artista."
Apropriação
Outro tema de destaque para Cocchiarale é a apropriação de meios por parte de artistas, como, por exemplo, quando alguém usa o formato cinematográfico Super 8 sem ser cineasta, ou a fotografia, sem ser fotógrafo. "São outros meios de suporte, em um mundo onde muita coisa mudou."
A entrada é franca. Os interessados devem entrar em contato com a galeria pelo e-mail contatos@simgaleria.com.br ou pelo telefone (41) 3322-1818.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Damares Alves deve comandar Comissão de Direitos Humanos do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião