Matt Groening e os roteiristas de “Os Simpsons” têm uma capacidade ‘premonitória’ impressionante. No domingo (5), quando Lady Gaga flanou pelo estádio no intervalo do Super Bowl, final da NFL (National Football League), os fãs da cantora e da animação se espantaram. Em um episódio de 2012, “Lisa Goes Gaga”, a versão animada da cantora se apresentou em Springfield de roupa metalizada e ‘voou’ sobre a plateia. Ela fez o mesmo durante o evento esportivo, suspensa por cabos.
No ano passado, a porção “mãe Dinah” dos escritores foi ainda mais precisa (e dolorida). Ainda quando a candidatura de Donald Trump era encarada com descrédito pela opinião pública, muitos se lembraram que ainda em 2000 um episódio de “Os Simpsons” imaginava um futuro em que o empresário não só foi presidente dos Estados Unidos (cargo herdado por Lisa) como deixou o caixa um tanto vazio.
Mas essas não foram as únicas vezes em que o texto da série, criada em 1988, foi ‘na veia’ dos acontecimentos – mesmo que eles não tivessem acontecido ainda. Veja abaixo mais exemplos:
2x1 é melhor que 7x1
Pouco antes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, o episódio mostra Homer trabalhando como árbitro na final – entre Brasil e Alemanha, com vitória dos alemães. A ficção, porém, foi mais branda: o time europeu só fez 2x1 no Brasil, que tinha um jogador que vivia ‘caindo’ e acabou desfalcando a Seleção. Alguém se lembrou de Neymar?
“Foi o autocorretor!”
Ainda em 1994 a ideia de smartphones – a mistura de celulares e outros gadgets - parecia coisa de ficção científica. Mas desde lá já se sofria com os autocorretores. O aparelho da ficção, uma agenda eletrônica chamada Newton, troca “beat up Martin” (algo como bater no Martin) por “eat up Martha” (devorar Martha).
Peixe de três olhos
O peixe de três olhos que habita o circuito fluvial de Springfield (apareceu em um episódio de 1990) ganhou um companheiro na América do Sul. Em 2011, um peixe com mutação semelhante foi encontrado em um reservatório ao lado de uma planta nuclear na Argentina.
Robôs na biblioteca
Em 1995, em outro episódio ambientado no futuro (2010), Lisa está na universidade – em que os bibliotecários são androides. Em 2011, por um ano de diferença, a biblioteca Joe and Rika Mansueto, em Chicago, anunciou que bibliotecários robôs ajudariam os leitores. No mesmo episódio, quando Lisa aparece ao lado do noivo no dormitório, vê-se um pôster dos Rolling Stones, que ainda estavam na ativa. A animação errou uma coisa, porém. A imagem do pôster diz “Festival da Cadeira de Rodas”. Nada mais distante para a rotina dos roqueiros septuagenários.
Tomaco = tomate + tabaco
Em 2013, também próximo a uma usina nuclear, agora no Japão, foram encontrados tomates bem esquisitos. Quatorze anos antes, os habitantes de Springfield conheceram o tomaco, um híbrido de tomate e tabaco.
Urnas eletrônicas
Em 2008, quando Barack Obama foi eleito para seu primeiro mandato, um episódio mostrou que, a cada vez que um eleitor tentava votar em Obama, automaticamente esse voto contava para o republicano John McCain.”Isso não acontece nos Estados Unidos. Talvez, em Ohio, mas não nos Estados Unidos!”, afirmou Homer. Quatro anos depois, na reeleição, eleitores denunciaram que a urna marcava o nome de Mitt Romney, o republicano da vez, em vez do presidente em exercício.
Vigilância do Pix aumenta e parlamentares reagem: entenda a medida da Receita Federal
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
A guinada de Mark Zuckerberg; ouça o podcast
Opositores afirmam que María Corina foi libertada após prisão violenta em Caracas
Deixe sua opinião